Aquecimento & O inverno da alma

Sobre a minha maratona, até que não estou mal e pretendo avançar um pouquinho ainda esta semana. O aquecimento foi um filme argentino que todos recomendam e ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado. “O segredo dos seus olhos” (El secreto de sus ojos / 2009) *** é um filme bastante interessante, resgatando um pouco do clima noir, conta a história de investigação de um crime após 20 anos. Eu adoro o diretor só pelo maravilhoso O filho da noiva (o qual aliás, prefiro a este). Há algumas nuances bem elaboradas, o personagem de Sandoval foi inesperadamente tocante pra mim e há uma cena de perseguição no estádio de futebol que é simples, comparando com hollywood, mas muito bem concebida. Além de tudo, é um filme sobre o que nos move lá do interior de nossa alma, sobre paixões, grandes ou pequenas.

wintersbone
O Inverno da Alma
(Winter’s Bone / 2010) **

História: uma garota de 17 anos, que cuida de 2 crianças pequenas e uma mãe doente, tem que procurar o pai para poder salvar a casa e conseguir manter unida a família.
Minhas lentes: em uma palavra, é um filme cru. Sem firulas e sem doces, até o final feliz é meio inquietante. Todos os momentos da narrativa são fortes e este é um EUA pouco visto no cinema. Violento – mas não escancaradamente, uma violência psicológica e interna. Talvez sirva em especial pra gente parar de reclamar da nossa vida… seja caçando esquilos, caçando o pai, enfrentando tipos perigosos (e não falo do “falso perigoso”, mas daquele que só o olhar ou a respiração fazem você sentir a tensão), a força exigida pela nossa heroína é tamanha que nos deixa presos à poltrona. A cena do lago é marcante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s