A rede social

thesocialnetwork[1]
(The social network / 2010) ***

História: o criador de uma famosa rede social enfrenta dois processos e relembra como tudo começou.
:D – é um texto de Aaron Sorkin (pra conhecedores de séries, The West Wing e Studio 60 on the Sunset Strip já diz tudo). É David Fincher (Seven, O clube da luta). Poderia dar errado? Não tem o Brad Pitt, mas o filme não decepciona nem um pouquinho. Temos diálogos rápidos e inteligentes – talvez até demais, pois eu mesma acho que entendi uns 30% do que o Mark fala no filme todo. Temos personagens bem trabalhados, momentos engraçados ótimos, a câmera que trabalha a favor da história e dos personagens. De quebra, ainda fiquei super feliz porque vinha ouvindo muito a música dos Beatles “Baby you’re a rich man”, sem saber direito por quê, foi um deleite vê-la perfeitamente utilizada ao final da película. E eu, que demorei pra ver este porque achei que ia ficar com raiva (o cara é mais novo que eu e é bilionário?!!!), na verdade saí com a sensação de doce tristeza – melancolia. Porque o filme consegue mostrar como algumas coisas da nossa sociedade atual podem ser triviais ou banalizadas – e isso é triste. E porque, essencialmente, somos apresentados a um cerne da pessoa mistificada que é a mais simples condição humana; quando Eduardo diz “eu era seu único amigo”, pra mim, foi o ponto alto do filme. Não importa quantos amigos virtuais, ou quanto dinheiro ou status de “cool” você tenha, existe algo lá dentro de nós mais importante. E tudo bem que o Zuckerberg de verdade não colaborou com a história, algum contexto foi criado (Erika não existiu, ou existiu?), de outra forma poderia nem ter ficado um filme tão “cool”. Só fiquei com dó porque o ator que faz Eduardo é carismático demais e a gente fica torcendo por ele, sendo que o Zuckerberg da vida real parece – eu disse parece – bem mais simpático. Mas volto a repetir: um filme que, em todos os sentidos, não decepciona nem um pouco.

thesocialnetwork[3]

Deixe um comentário

