Harry Potter

Ai que preguiça de escrever este post! Mas neste ano não vai ter como fugir… (de modo que, daqui uns 20 anos, vou reler este texto e dizer “ah, é verdade, Harry Potter foi isso”).

 

Bem, eu morava no Japão e li só o primeiro livro da série. Estava treinando inglês e até achei divertido, mas meio bobo, pra um público infanto-juvenil. Depois que voltei para o Brasil, em 2001, começaram os filmes e tinha gente comparando com O Senhor dos Anéis. “Como é que é?”. Acho que foi aí que peguei birra e não li mais nada. Convenhamos, o universo de Tolkien me parecia muitíssimo mais rico que a escola de bruxos, o homem tinha passado a vida toda escrevendo aquilo, tinha até criado um idioma.

 

10 anos, 7 livros, 8 filmes e um parque de diversões depois, eu ainda não acho “tudo isso” não… mas admito que a narrativa evoluiu muito, de forma atraente, e deu até pra sentir gostinho de épico no final.

 

Chegamos ao fim da saga, muitos cresceram acompanhando as aventuras – cada vez mais complexas – de Harry Potter, e pra entender o último filme, não tem jeito. Tem que saber mais ou menos o que veio antes. Bom, acho muito justo (alguém vai querer ver o 7 sem saber nada dos outros?).

 

Então vamos lá.

Spoilers!

HP1-poster1

 
** Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) = Harry ainda é garoto e descobre que é filho de bruxos, podendo ir para Hogwarts, uma escola em universo bruxo paralelo. Escolha de varinha, o chapéu que indica a ala escolar, o Hagrid querendo criar um dragão, a primeira partida de Quadribol, o troll, a capa da invisibilidade, o sangue de unicórnio na floresta proibida, o xadrez para chegar até o professor de turbante que “carregava” “você-sabe-quem” até a pedra filosofal, que lhe daria mais força vital.

 
HP2-poster1
 
** Harry Potter e a Câmara Secreta (2002) = Harry voa de carro até Hogwarts após um verão com a família Weasley, Doby, monstro à solta após a câmara ser aberta, a poção de Hermione que os permite transfigurar em outros humanos (e gatos), Moaning Myrtle e Keneth Branagh de professor que apaga memórias, Ginny quase morta, o diário de Tom Riddle, o Basilisco, a lágrima de fênix que salva Harry.

 

*** Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) = Harry vai de ônibus maluco para o Leaky Caldron e descobre que Sirius Black fugiu da prisão. Dementadores, Emma Thompson como a professora que vê morte na xícara de chá, encanto pra enfrentar o pior medo, mapa de passagens secretas, Patronus, Lupin é lobisomen, Pettigrew era um rato, Sirius não é traidor, Hermione consegue viajar no tempo.

 
HP4-poster1
 
*** Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) = Comensais da morte, Torneio Tribruxo, batalha com dragão, resgate de amigos levados por sereias, baile, labirinto, cemitério em que Voldemort volta em forma física, morte de Cedric e Moody falso.

 
HP5-lunaposter2
 
HP5-orderposter1
 
* Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) = Dolores Umbridge controla a escola, recrutamento de estudantes para lutar do lado de Dumbledore, Harry tem que aprender a bloquear a mente contra Voldemort, Bellatrix, Luna, batalha, Sirius morre.

 
HP6-poster1
 
** Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) = comensais por todo lado, juramento de Snake em proteger Draco, lembrança de Riddle fala sobre Horcruxes (objetos que contêm partes da alma de alguém tornando-o imortal), Dumbledore e Harry na caverna, armário sumidouro, Draco não consegue matar, Snape lança feitiço e Dumbledore morre. Os Comensais e Bellatrix tomam Hogwarts, Harry decidi ir atrás das outras Horcruxes.

 
HP7-poster1
 
*** Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I (2010) = comitiva para levar Harry em segurança, entram no ministério disfarçados para pegar um medalhão que era Horcruxe, os três amigos tem de viver fugindo, o medalhão causa transtorno a quem usa, Rony os deixa, Godric’s Hollow, mulher é a cobra Nagini, Harry acha a espada no lago, Rony o salva, visita à casa dos Lovegood onde ficam sabendo das relíquias da morte, prisioneiros na mansão de Malfoy, Harry invoca Doby, fogem, mas Doby morre.

 
HP8-poster2
 
*** Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II (2011) = Harry, Hermione e Rony entram disfarçados nos cofres de Gringott, fugindo em um dragão que era aprisionado. Harry precisa encontrar a outra Horcruxe na escola, Snape é o novo diretor, alunos formaram uma resistência, Minerva o confronta. Uma guerra entre o exército de Voldemort e os alunos de Hogwarts. Ron e Hermione pegam o dente do basilisco, Harry encontra a tiara de Helena, destroem depois de fugir do fogo causado por Draco. Voldemort mata Snake para ter domínio sobre a varinha mais poderosa, Harry pega a lágrima de Severo e vê suas lembranças, descobrindo seu verdadeiro passado e intuito. Harry é desafiado e vai para a floresta, pronto para se sacrificar, pois é parte de Voldemort. Conversa com Dumbledore, volta, luta com Voldemort, Neville mata Nagini (a última horcruxe) com a espada de Grifinória, Harry é o verdadeiro dono da Varinha das varinhas, joga-a fora após o fim de Voldemort.

:D: Bem, vou comentar melhor só o último, que foi deste ano. No geral, eu gostei bastante da evolução de Harry Potter, ei teve gente que cresceu junto com os 3 amigos e deve ter se emocionado com o ciclo que recomeça no final (eu achei meio dispensável e risível esta cena dos 19 anos depois). Tirando isso, é um fechamento digno para a série do bruxinho, trazendo elementos de todos os outros, sequências de ação, momentos de tensão. Me emocionei de verdade com a história do Severus Snape, eles poderiam ter feito um filme só dele, de longe o melhor personagem criado por Rowling. E foi ótima surpresa a estética da cena em que Harry conversa com Dumbledore (no além), madura e ousada. Mas achei que deveria ter terminado ali, com os 3 amigos dando as mãos ao final do caos cinzento – afinal, entre magias e feitiços, artifícios e artimanhas, reviravoltas, o que importa mesmo de tudo isso e o que move todo esse universo é a amizade construída por aqueles personagens.

 
HP1
 
Ufa! É isso aí. Acabou!!!

Anúncios

Uma resposta para “Harry Potter”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s