Setembro, Outubro, Novembro

(ou ainda: Filminhos de avião)

Muito provavelmente meus registros de filmes, na telona ou na telinha, mudam um pouco a partir do próximo ano, mas só pra completar o ciclo, cá estou eu.

Setembro

*** Os amantes do círculo polar (Lovers of the artic circle, 1998) = revisitado. Dois jovens amantes cujos pais casam e se separam, devem se (des)encontrar no círculo polar… poético, belo.

Sexo sem compromisso (No strings attached, 2011) = Natalie Portman e Ashton Kutcher tentando uma relação moderna. Algumas risadas honestas, nada de especial.

** Medianeras (2011) = dois jovens solitários na cidade. Onde está Wally foi bacaninha, vai.

Outubro

28 horas de voo, algumas opções… o que você escolhe pra ver na telinha da poltrona, entre cochilos e pratos de plástico? Eu tenho algumas táticas: ou um filme que eu já vi e não preciso prestar muita atenção; ou um filme que não vi, mas não precisa prestar atenção; ou um filme que eu não vi, não pretendo ver e posso ouvir dublado; ou algum que nunca vai chegar no circuito brasileiro – e também não precisa prestar muita atenção… :)

24/09 – *** Billy Elliot (2000) = garoto com talento especial para dança luta para ser reconhecido. Dá pra se empolgar e querer sair dançando ali mesmo, no corredor da classe econômica.

25/09 – ** Hero (2007, Jap) = o detetive mais “relax” do Japão vai investigar um caso que envolve acidente de carro e política. Acho que é mais divertido pra quem já acompanhava o dorama… meio bobo, mas engraçado e com aquele final detetivesco.

18/10 – ** Redline (2009, Jap) = uma corrida estilo mangá, louca e fenomenal. Alguns momentos empolgantes, mas eu só vi porque gosto da voz do Takuya Kimura ;P

* Professora sem classe (Bad Teacher, 2011) = Cameron Diaz é a professora que só passa filme e bebe e quer um marido rico.

* Blue exorcist = é um anime, nem deveria entrar aqui, mas… divertido! Rapazinho filho de padre descobre que tem poderes especiais pra ver e lutar contra demônios – pois é filho de Satã.

** Piratas do Caribe: navegando em águas misteriosas (2011) = Jack Sparrow reencontra um antigo amor e vão em busca da fonte da juventude com Barba Negra. Gostei mais do amor da sereia e do devoto, mas pra quem não se cansa de Jack Sparrow, é uma boa aventura também.

* Qualquer gato vira-lata (2011) = Cléo Pires é uma moça digamos “ansiosa” que quer aprender a lidar com homens aplicando a tese de um professor universitário. Exagerado e bem sem noção, funciona como autoajuda pra mulheres desesperadas? (não se sintam ofendidas, eu sei como é)

** Carros 2 (Cars 2, 2011) = Mcqueen vai participar de uma corrida internacional e seu amigo é confundido com espião. Adorei a ambientação das diferentes cidades do mundo para carros (Tóquio e seu banheiro é perfeito!). O primeiro já não era “aquele Pixar”, mas mesmo sendo continuação, é sempre, no mínimo, divertido.

** Os pinguins do papai (Mr. Popper’s Penguins, 2011) = Jim Carrey é o pai separado, corretor ambicioso, que vê sua vida mudar quando ganha pinguins de presente. Mesmo com a fórmula batida e várias daquelas situações impossíveis de acreditar, dá pra se divertir e se emocionar. Mesmo com o pinguim voando? Sim, mesmo assim.

30/11 – *** As melhores coisas do mundo (2010) = Mano é um adolescente que enfrenta desafios da juventude atual: o pai homossexual, a separação que acaba com a mãe, o amor perdido do irmão mais velho, chapa escolar que quer fazer a diferença, aulas de violão pra impressionar a garota, a primeira vez… Filme honesto. Obrigatório pra prova de vestibular – e eu gabaritei, pelo menos esta parte, né.

Novembro

Passando a Mostra e a semana de cinema italiano… me sobra o quê?

25/10 – ** Era uma vez… laranja mecânica = documentário sobre a obra de Stanley Kubrick. Bom ritmo, aborda a questão do intuito do diretor, da polêmica social para a época de lançamento, da importância artística – tá bom né, quer mais?

01/11 – *** Las acácias (2011) = um caminhoneiro leva uma mãe e sua pequena filha pela fronteira até Buenos Aires. Simples, com momentos de sutilezas, avanço a cada kilômetro rodado e o adeus em que a gente também engasga, sente o ar faltar no peito, porque entende tudo aquilo (Guimarães Rosa iria ficar orgulhoso).

* This is my picture when I was dead = um moço que faz charges (ou algo assim, mas com nome mais informático e moderno) sobre a situação Palestina x Israel. Eu não entendo nada de política, então foi um filme OK.

*** Low life (Les amants de low life, 2011) = estudantes revolucionários, imigrantes ilegais e vigilância, abordados por um ângulo singular. Um daqueles filmes intrigantes, que incita a muitas perguntas, corajoso, abarca algumas cenas intensas.

08/11 – ** Flor sobre pedra (Russia, 1962) = uma vila mineradora e uma seita religiosa. Pra conhecer algo de Paradjanov, câmera ousada, algo de denunciador, alguns planos eloquentes.

16/11 – *** A fita branca (2009) = um professor narra estranhos casos de violência em um vilarejo alemão próximo à I Guerra Mundial. Nunca subestimando a inteligência do espectador, inquietante.

22/11 – ** Parente é serpente (1992) = natal de uma família italiana corre bem até a questão de quem vai cuidar da “nona”. Às vezes me pergunto se os italianos são mais felizes do que nós, parece-me que eles têm um humor particular, histriônico e ritmado, sem muito pudor (o que é ótimo).

23/11 – ** Os companheiros (1963) = trabalhadores explorados em uma fábrica têxtil decidem fazer greve, liderados por um professor. Um retrato interessante, alguns momentos cômicos, outros inspirados.

Bem, fim de ano, além dos natalinos na TV (será que eles vão repetir Esqueceram de Mim?), logo logo chegam os “oscarizáveis”… ansiosos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s