Notas D – fins de Janeiro (3)

Rio

12-rio
(Rio ;2011) **

História: uma arara azul volta ao Brasil para encontrar seu par.

:D: ai que vontade de voar de asa delta! Essa foi a melhor cena pra mim, Blu tomando confiança em si e, é claro, não dando muito certo. E o resto? Bem, a cartilha das animações foi seguida à risca: tudo muito colorido, ação e romance, personagens menores engraçadinhos, números musicais (o da bateria dos pássaros é legal, o do vilão, totalmente dispensável). E todo filme no Brasil tem mesmo que ter favela? Isso me incomoda um pouco – os macacos ladrõezinhos, todo mundo tem que gostar de samba. Mas é bonitinho.

Amor à toda prova
12-amoratodaprova
(Crazy, stupid, love. ;2011) ***

História: um divorciado e sua família, que ainda acredita em alma gêmea.

:D: demorou este post, pra ver se eu me desvencilhava um pouco dos meus motivos pessoais pra escrever… mas não teve jeito. O cinema é assim, me traz os alentos ou as provocações nas horas mais acertadas. O filme fica como uma defesa moderninha pra se acreditar em almas gêmeas (quando? quando foi? em algum momento da vida, eu simplesmente deixei de acreditar). Dou risada várias vezes: o pegador que faz um make over (mas eu ficaria com o Steve Carrell mesmo de tênis), Marisa Tomei histérica, a insistência do garoto e o platonismo da adolescente (eu era assim aos 12? e aos 17?). A liga dada aos draminhas mais ao final até me surpreendeu. E apesar daquelas coisas de Hollywood (tem que ter frases de efeito diante de uma plateia, né), gosto da certa sensibilidade que existe entre uma gag e outra. Que as coisas dão errado, como na vida real. Não consegui tirar o filme da cabeça por dias (revendo minha vida).

“(…) you don’t give up”

Deixe um comentário

