Melancolia

(Melancholia / 2011) ***

 
melancolia

História: 2 irmãs, uma casando, outra desesperada, ao choque de Melancolia.

:D: Eu odeio Lars Von Trier, que fique dito. Ele é um manipulador, um sensacionalista (no sentido de querer causar sensações), um explorador do sofrimento alheio sem vergonha. Acabou comigo com Dançando no escuro (pior do que Menina de ouro, do Clint) e agora me deixa em depressão por dias. Achei que tinha perdido algo na primeira vez que vi, mas que nada. Imagens plásticas que vão orientar a narrativa, as garras dessa tristeza que nos torna imóveis, “eu sorrio, eu sorrio, eu sorrio”, os cavalos, o temor com um brinquedo de criança, numa fragilidade crescente, cada quadro uma pintura e Wagner – e a “cabana” no final. O cara que diz que um filme deve ser uma pedra no sapato consegue, odeio Von Trier por cumprir seu intuito mesmo que pela lei de Maquiavel – admiro-o como realizador e tenho medo porque se um dia nos encontrássemos na vida real, tenho certeza de que teríamos algo em comum.

 

Deixe um comentário

