A invenção de Hugo Cabret

(Hugo / 2011) ****
ainvencaodehugocabret
História: um órfão na estação de trem revela o encantamento pelo cinema em aventuras.

:D: Eu não tô nem aí pra todos os críticos, estudiosos, entendedores de cinema. Não quero nem saber o que tinha no livro ou o que vão dizer do Martin. Ele é meu camarada e, menos pior do que Spielberg, sempre vou apoiá-lo. Pronto. Entenderam, né? Eu amei Hugo. Não o menino, mas o filme juvenil e 3D que Martin vislumbrou para tentar nos alumbrar ao deslumbramento diante do cinema. Sim, este é ingênuo e às vezes tem umas simplicidades aventurescas, coisas que não dá pra acreditar, redundâncias, algumas coisas que não contribuem muito para o intuito principal – mas é tudo tão bem cuidado nessa atmosfera mágica e romântica que eu me rendi por completo. A aventura do garoto é consertar um autômato, desafio a que tinha se proposto junto ao pai, a chave está com a garota que quer, pasmem, aventura (e quem não quer?), o inspetor da estação (Sacha Baron é engraçadinho com o cachorro e a perna, mas mais ainda pelo enamoramento) vai persegui-lo. Teremos umas correrias, cenas grandiosas, mas até essas ostentações, como o entender que cada um tem um papel nesse grande mecanismo que é o mundo (oh!), o se pendurar no relógio (hein?) são só pra… homenagear o cinema. E essa é a maior mágica do filme. Fazer a gente se emocionar ao (re) encontrar Meliés. E todas aquelas cenas dos primeiros filmes, o trem dos Lumière? E como deve ter sido prazeroso recriar os cenários em cores daqueles curtas, a casa de vidro, eu também posaria de fotógrafa! Ben Kingsley se redime de tudo (ele não tinha morrido depois de Gandhi?), tem até discurso pra preservar películas. É o amor pelo cinema que transborda pelas veias de Martin Scorsese – não me peça pra não ficar encantada.

Deixe um comentário

