Clássico: Asas do desejo

(Der Himmel über Berlin/ Wings of desire / 1987) ***
Dir: Win Wenders

1987-wingsofdesire

Historinha: um anjo cai.
:D: tá, a minha intenção original era alugar Paris, Texas, que ainda não tive oportunidade de conferir, mas eles não tinham e eu passava por um momento nostálgico, revendo os filmes que um dia eu sonhei filmar (ó ingenuidade infantil…) e, entre eles, existia um roteirinho sobre uma anja que se apaixona por um mortal. E o negócio era melodramático, tinha um tribunal para julgá-la, porque ela na verdade estava ensinando um candidato a cupido e… enfim, deixemos de lado a minha divagação.

Fato é que eu fiquei mais velha, já não sonho em fazer filmes sobre anjos e rever este hoje faz uma grande diferença. (Tô com vontade de rever todos os filmes que já vi na vida). É toda uma forma poética de apresentação e não falo tão somente das frases soltas e reflexivas permeando em voice over. Já iniciamos com plano aéreo, atravessando paredes, ouvindo pensamentos em diversos idiomas. Vagueamos pela cidade e pelos pensamentos como as tais entidades fariam, e sua visão é em preto e branco, contrastando com o colorido do mundo humano.

Ainda existia o muro separando povos, à beira da morte quais seriam nossos pensamentos, rondamos bibliotecas tão racionais, Peter Falk (eterno detetive Colombo) faz uma participação mais que especial, quadros compostos com asas são uma primazia (as asas da trapezista, o monumento ao fundo). Como não sentir o impacto e quase o gosto do sangue tão vermelho, depois da queda? Como ele não se apaixonaria com ela naquele vestido tão vermelho e de brincos de asas, antes ou depois das acrobacias no ar, de uma dança quase transcendente?

Às vezes eu me pergunto se eu mesma não sou um anjo que vê tudo monocor, quando deveria sentir mais, ficar mais feliz com o gosto de todas as coisas, ter a audácia ingênua de fazer amizades por aí, amar mais intensamente, mergulhar na vida, sem querer voltar. Vocês não?

Deixe um comentário

