Coisinhas divertidas pra se notar em “Detona Ralph”

Detona Ralph
2012-wreckitralph-main
(Wreck-it Ralph / 2012) ***

! Spoilers !

Historinha: até um vilão de fliperama tem coração, tá.

:D: eu não ia fazer um post separado só pra Detona Ralph, considerando que este início de ano o serviço me esgotou e ando me arrastando quebrada e bocejando pelos cantos. Mas… é um filmezinho tão bacaninha que eu não resisti.

É inevitável lembrar de Toy Story: quando o fliperama fecha, cada personagem dos jogos tem sua própria personalidade e um mundo à parte. Não chega a ser tão especial quanto àquele, mas vai divertir os pequerruchos e, se você, tio – no auge dos seus 30 e alguns anos, jogava um pouquinho na sua adolescência, com certeza vai se divertir tanto quanto. Ralph sai de um jogo simples (daqueles tipo Atari – eu tinha que dizer isso, não tinha?), em que ele destrói as coisas e o Conserta-Felix-Jr (não um encanador, um carpinteiro) conserta tudo. Aí ele passa por um universo de “jogos de tiros” todo escuro, de gráficos fantásticos e depois vai parar num “jogo de corrida pra meninas”. Nessa parte, achei meio enjoativo todos aqueles doces, visual coloridão ao extremo – mas essa sou eu, velha demais pra essas coisas, não sou uma criança na era do consumo desenfreado de industrializados. Não importa. Porque todos os universos criados funcionam perfeitamente, respeitando todo esse imaginário (como seria os bastidores de um jogo de atirador em primeira pessoa? Qualquer corrida de carros passa por um cenário de chuva ou neve, não?). Todos os detalhes respeitam esses universos e de brinde ganhamos brincadeiras criativas, tudo fica orgânico, como se estivéssemos mesmo pisando nessa outra realidade.

2012-wreckitralph-vanellope

Aos meus olhos destreinados, o que mais gostei (e pouca gente falou disso) foi o carinho que Ralph cria pela Vanellope. Ele identifica nela a mesma situação de ser deixado de lado pelos amigos, mas sendo todo grandão e desajeitado, toma pra mim a representação de um pai, que sempre busca o melhor pro seu filho (e vi isso nele triste por não conseguir fazer o carro direito e contente por ela ter gostado; vi isso nele ajudando-a a lembrar como dirigir; de coração partido em ter que destruir os planos dela de corrida, sabendo que a magoaria, mas achando que era o melhor pra ela). E imagino que para um pai, um filho seja sua maior alegria na vida – talvez a cena em que ele diz que a melhor parte do dia é ser jogado de cima do prédio tenha sido brega pra você, mas me emocionou.

“Nossa, olha como é linda sua alta definição!” (Conserta-Felix-Jr, apaixonado)

2013-sugarrush-japoster

(O pôster japonês denuncia a mudança de título que o filme teve por lá. Chamado de “Sugar Rush”, faz todo sentido comercialmente, pois é a música tema do jogo da Vanellope, cantada por um popular grupo musical japonês, o AKB48. E as japonesas nem gostam de coisinhas bunitinhas e fofinhas, né?)

*Agora, outras coisinhas legais pra se notar em Detona Ralph:

– os personagens do jogo Conserta Felix Jr. se movem “pulando”, ou mais “quadradinho” como deve ser, considerando a época em que nasceram…

– eu gostava de Street Fighter. Fora o Zangief, temos ponta do Ryu, do Ken, da Chun Li…

– então, pra abrir o cofre de programação só precisava de um código especial no controle do Nintendo… (eu não conseguiria. Sempre que eu tentava fazer isso dava errado).

– Ralph, com aquele bração, me deu vontade de jogar Donkey Kong.

– a música de fundo e os efeitos em sintonia eletrônica com o tema do filme =)

– Sonic não aparece só na propaganda. E o Bowser, quem diria.

– no final dos créditos, a tela simula o bug do Pac-man!

– e tem hidden Mickeys!

* Ah! Antes da projeção tem um curta singelo e adorável, Avião de Papel (Paperman / 2012), sobre um rapaz que se apaixona por uma moça e aviõezinhos de papel os unem… O curta é em preto-e-branco, os papéis pra fazer aviões representam a burocracia de uma vida cinza e o vermelho dos lábios uma paixão. Pra acariciar um pouco nossos corações calejados.

Anúncios

One Reply to “Coisinhas divertidas pra se notar em “Detona Ralph””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s