A corrida maluca pelo ouro (Oscar 2013)

Deve parecer infantil, mas eu adoro o Oscar. É uma festa chata, pra americano ver, muitas vezes injusta. Concordando ou não, o mundo do cinema volta os olhos para o oeste norte-americano, cada um com suas artimanhas em busca dos carecas dourados. Pelo que sei, a briga é feia, os motores começam a esquentar lá pelo meio do ano anterior, e dá-lhe presentinhos de “incentivo” pros votantes (a Ana Maria Bahiana sempre traz fatos interessantes no blog dela, ela sabe como a indústria funciona, está lá, respirando tudo isso).

Já euzinha adoro esperar ansiosa pelas estreias dos concorrentes, chutar sobre o que não vi e nem vou ver, me imaginar como um membro da Academia e fazer meus votos – é a minha maratona do Oscar. E se comparo minhas experiências com filmes a viagens, aproveito para uma pequena indulgência: vocês vão mesmo me ver gastando mais do que deveria, comprando passagens pra conhecer outros universos e pessoas, meu meio de transporte uma poltrona na sala escura, fora os custos de alimentação. E eu sempre tento evitar a 3ª classe (como as de navios piratas, por exemplo). Nas próximas semanas é tudo o que vai pintar por aqui. Quem sabe este ano eu não faça diferente, talvez escreva um pouquinho sobre cada categoria, seguindo o velho lema deste blog, “cinema facinho”; como um pequeno guia de bolso para essa corrida maluca.

corrida-maluca

No nosso programa, estão previstos os seguintes pit-stops (nesta ordem):

00 – Argo = bem, na verdade, esse já passou. O filme que mostra que Hollywood poderia salvar o mundo, com diversas artimanhas pra vencer armadilhas. É o Carro Cheio-de-Truques (carro 03), do Professor Aéreo.

01 – As aventuras de Pi = Ang Lee fazendo acrobacias visuais fantásticas, altos voos. É o nosso Barão Vermelho, com a Lata Voadora (carro 04).

02 – Django Livre = quero que olhem pro Tio Tomás e pro Urso Chorão. Lembrem do Tarantino e do Jamie Foxx. Num velho-oeste misturado com o tema escravidão, este é o pit da Carroça a Vapor (carro 08).

03 – Amor = praticamente francês, com um diretor “paulada” (Haneke não poupa mesmo o Affleck!), conseguiu a proeza de ser indicado pra filme e filme estrangeiro. Mesmo aparentando ter técnica “rústica” diante de outras máquinas da indústria, este carro é um vencedor. É o Carro de Pedra (01) dos irmãos Rocha.

04 – Lincoln = diretor oscarizável (Spielberg), coadjuvantes oscarizáveis (Sally Field e Tommy Lee Jones), tema histórico, o maior número de indicações, não acredite que leve tudo isso, mas vamu combiná que a atuação de Daniel Day-Lewis é sempre à prova de balas. Carro à prova de balas (07), da Quadrilha da Morte.

05 – O lado bom da vida = a gente nem sabe direito da onde surgiu este, mas tá, aqui vemos a combinação de dois corredores bacanas. Bradley Cooper ganhou o público com comédias, como cafajeste-galã, é o Peter Perfeito (carro 09). Jennifer Lawrence é um escândalo nas entrevistas, uma boa atriz de atitude, cheia de charme – Penélope Charmosa (carro 05).

06 – Os miseráveis = algo disfuncional em mim sempre liga a floresta à música (Branca de Neve? Chapeuzinho? Shrek? Enrolados? Hobbit?). Um carro-chefe grandioso, este musical não têm um lenhador e rodas de dentes de serra, mas… eles têm o Wolverine. Carro Tronco (10), do Rufus Lenhador.

07 – A hora mais escura = Kathryn Bigelow volta ao tema de guerra, vocês se lembram daquele cara, um tal de Bin Laden? É o Carro Tanque (06), acho que nem precisa explicar por quê, né.

08 – Indomável sonhadora = uma surpresa foi a indicação pra pequena atriz. Um carro de onde podemos tirar monstrinhos? O Cupê Mal Assombrado (02), dos irmãos Pavor.

Eu sei, eu sei, faltou o Dick Vigarista e o risadinha Mutley. Mas vocês perceberam que não temos 10 candidatos, só 9, certo? Eles NUNCA conseguem chegar até o final da corrida.

Anúncios

3 Replies to “A corrida maluca pelo ouro (Oscar 2013)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s