Como se faz um filme (segundo as categorias do Oscar): roteiro

Eu tinha dito que ia tentar fazer diferente e escrever um pouquinho do que sei de cada categoria dessa grande festa do cinema. Também já faz tempo que eu queria alguns posts registrando facinho, facinho, como é realizar um filme e no que prestar atenção quando vemos um (tá, vocês podem não precisar disso, mas eu preciso ter isso registrado por aqui – essa minha memória de Dori, lembram?).

Pois cá estamos nós, sem inspiração para escrever sobre os candidatos deste ano, mas com necessidade de posts. E lembrando que eu nunca fiz curso de cinema, então sempre que quiserem, podem me corrigir.

* * *

Bem, a primeira coisa para se fazer um filme é ter uma ideia. Que vai ser desenvolvida (podendo envolver já o produtor ou diretor), colocada no papel em forma de roteiro. Um roteiro descreve o tempo, o espaço e os diálogos, em uma formatação própria.

* * *

Daí, nossa louca Academia do Oscar dividiu seu prêmio entre 1) aqueles escritos direto para o filme ou 2) que são baseados em algum material já realizado.

2012-flight

Vocês imaginam como deve ter sido escrever a sequência da pane no avião para O voo? Ou criar o suspense e os embates verbais em Django livre? Ou mesmo selecionar as partes que importam para criar empatia pelo casal de O lado bom da vida? (aliás, aquela fala da Tiffany explicando a sorte no jogo foi de matar)

2012-silverliningsplaybook

Se eu fosse da academia…

… meu voto seria para 1) Amor, porque aquelas cenas e diálogos contêm significados profundos.

… e 2) infelizmente não vi nada das obras originais. Então, apesar de imaginar que a adaptação de As aventuras de Pi tenha sido um trabalho extremamente difícil, meu voto fica com Argo, por me divertir tanto com algumas sacadas bem interessantes e o trabalho de pesquisa.

One Reply to “Como se faz um filme (segundo as categorias do Oscar): roteiro”

Deixe um comentário

