Oscar 2013 – pódio

(atualizado 25/02/2013)

É! Aqui estamos nós, já foi dada a última largada, chegamos na última volta e vamos ver quem é que vai levar o ouro desta corrida maluca! Este ano até que foi bem produtivo, consegui incluir alguns outros pitstops além dos corredores para melhor filme.

Estou com a minha lista final em mãos – e repito: estes são os meus votos, não significa que são os que aposto que vão ganhar. A lista com o pódio de cada categoria será atualizada depois da festa com champanhe.

E, algumas últimas observações…

1. Existem categorias que eu não comentei nos últimos dias. Faltou documentário, que seria o filme com elementos “da vida real”, não ficção, nem criado com base na vida real. Eu até acho muito útil documentários e é justo a Academia ter um prêmio dessa categoria, mas não tenho muita chance de vê-los. De modo que, se eu fosse da Academia… meu voto seria um chute. Com base na sinopse e cotação da IMDB. E, realmente, acho que tem membros que não veem tudo não… Outra categoria é a de curtas. Os live action, feitos em carne e osso, que também seria um voto no chutômetro, desculpa aí. Aliás, tem tanto curta no mundo que eu nem imagino como eles conseguem fazer essa filtração.

2. Já rolou pela internet toda, e eu adorei. As estatuetas enfeitadas por Olly Moss.

85-academyawardsbyollymoss

* * *

E a lista ficou assim! (Os ganhadores em laranja)

Melhor curta, live action: Dood van een schaduw / Curfew

Melhor curta, animado: Head over heels / Avião de Papel

Melhor documentário, curta: Redemption / Inocente

Melhor documentário, longa: Searching for Sugar Man 

Efeitos visuais: As aventuras de Pi

Fotografia: As aventuras de Pi

Direção de arte: Anna Karenina / Lincoln

Figurinos: Os miseráveis / Anna Karenina

Maquiagem e cabelo: Os miseráveis

Montagem: Argo 

Efeitos sonoros (Edição de som): A hora mais escura / 007 – Operação Skyfall

Mixagem de som: Os miseráveis

Melhor trilha sonora: As aventuras de Pi

Melhor canção: 007 – Operação Skyfall

Melhor filme estrangeiro: Amor

Melhor filme de animação: Frankenweenie / Valente

Melhor roteiro adaptado: Argo

Melhor roteiro original: Amor / Django Livre

Melhor direção: Amor / As aventuras de Pi (Ang Lee)

Melhor atriz coadjuvante: Anne Hathaway

Melhor ator coadjuvante: Robert DeNiro / Christoph Waltz

Melhor atriz: Emanuelle Riva / Jennifer Lawrence

Melhor ator: Joaquin Phoenix / Daniel Day-Lewis

Melhor filme: Argo

Observações: o ano em que a premiação do Oscar virou um grande musical – com a desnecessária homenagem a Chicago, e Scarlett Johansson dando um belo de um olé na Academia. Muita coisa besta dita por Seth Macfarlane, muita gente morta fora da homenagem póstuma, Renée Zellweger precisando de rehab, festa ruim, hein. Só a surpresa do empate e o carinho que nós temos por alguns desses candidatos pra salvar (imaginaram se não tivesse a Adele? E o Daniel Day-Lewis, um doce; o Tarantino friendly-mode, o Ang Lee falando “Namastê”, o Affleck e a Garner casal lindo, a Meryl e o Spielberg sempre de bom humor, a Jennifer Lawrence dando parabéns pra Riva? Desastre total).

 

 

2 respostas para “Oscar 2013 – pódio”

  1. Nossa! E aquilo do Oscar de melhores efeitos visuais? Eu não sabia, mas tá rolando um mega protesto na Internet com pessoas colocando avatares verdes! Parece que o estúdio que fez os efeitos de “Aventuras de Pi” foi muito mal remunerado pelo mão de vaca do Ang Lee, e eles que eram muito bons (Rhythim and Hues) acabou FALINDO de tanto trabalhar sem receber o necessário. Tanto que eles queriam desabafar tudo quando receberam o Oscar e eles tocaram o tema de “Tubarão” na cara dura pra abafar a voz deles.

Deixe um comentário

