Um pouco sobre viagens – malas!

Que este blog é sobre “viagens” eu já escrevi antes – a maioria, sentada numa poltrona de sala escura! Mas na minha vidinha real (“alô, alô, planeta Terra chamando!”) eu também consigo viajar de vez em quando e gosto de compartilhar, para o leitor sentir que viajou junto também!

Em outros espaços virtuais eu já tinha escrito antes, e pretendo resgatar essas memórias publicando no futuro por aqui – teve a minha viagem dos sonhos pra Paris, a experiência da Disney, ou mesmo destinos brasileirinhos (Rio, Brasília, Fortaleza…).

Pra compensar 2012, que foi meio “mixuruca” nesse sentido, os céus resolveram me dar pelo menos dois destinos novos pra 2013. E o primeiro eu vou contar em uma série de 5 partes a partir do próximo post.

Para este aqui, eu só queria compartilhar um pouquinho sobre preparar as malas.

Tem algumas dicas que eu costumo seguir, a maioria está aí pela internet (mas no geral acabei aprendendo por experiência mesmo).

1) Alguns dias antes de fazer a mala eu costumo fazer uma lista de coisas que preciso levar. Cada viagem que faço tem algum propósito diferente; a lista é boa pra me ajudar a ir lembrando aos poucos de uma coisa ou outra, se eu for confiar só na minha memória do dia, capaz de levar só a câmera de fotos!

2) Pra escolher as roupas, eu procuro pensar no que eu vou fazer e imaginar o que vou usar a cada dia. O segredo é levar peças que possam servir para combinar de 2 ou 3 jeitos – por exemplo, peças mais básicas ajudam muito. É bom ver também a previsão do tempo do local antes, mas levar pelo menos um casaquinho ou jaqueta é essencial.

20130815-packing01

Estas foram minhas escolhas pra Chicago. (1) Uma camiseta representando o Brasil precisava! E como é verão, eu poderia ter colocado mais bermudas ou shorts – eu acho muito legal aquelas calças que tem zíperes e viram bermudas, por exemplo. Mas por alguns motivos pessoais, preferi manter minhas pernas cobertas.

(2) Notem que pelo menos uma regata não pode faltar, e também uma roupinha mais social. Pode ser só um vestidinho preto, que já faz milagres, mas nunca se sabe se pode pintar uma ocasião que pede algo um pouco mais formal.

Para mulheres, acho que uma bolsinha (3) também não vai fazer tanto volume e pode ser bem útil. Pra sair para um barzinho à noite, ou mesmo uma saída rápida do quarto que não precise levar uma bolsa grande.

Na mala, eu prefiro deixar as calças dobradas e só faço aqueles “rolinhos” com camisetas ou vestidinhos leves. Geralmente a toalha deixo pra “forrar” embaixo e jaquetas vão por cima.

3) Sobre acessórios…

20130815-accessories01
Tem algumas coisinhas que são básicas, né.

(1) Dinheiro e cartão (pode ser aqueles pré-pagos, que você já coloca o dinheiro pelo banco aqui e usa o crédito lá). Eu geralmente levo duas moedeiras, porque gosto de deixar separado os reais do dinheiro estrangeiro.

Relógio de pulso (porque meu celular não tá muito legal).

(2) Óculos de sol, de grau, lente/líquido pra lente…

Cadeado (pra fechar a mala e de repente, pra usar num armário caso fique em hostel).

(3) Cartões postais da terrinha! Poucas vezes usei isso, mas sempre gosto de levar – vai saber se você não encontra alguém por aí pra mostrar como seu país é legal!

Livro (que pode ir na bagagem de mão, aquela que vai dentro do avião – depende da sua disposição, das conexões e tempos de espera…)

(4) Necessaire: seeempre levo uma pequena na bolsa que vai comigo no avião, com escova / pasta de dentes, pente, toalhinha ou lenço de papel, protetor labial, desodorante (de 50 ml tá ótimo!), pois vai que a mala extravia ou o voo atrasa… E depois tem a necessaire que vai na mala grande, despachada. (5) Nesta, entra o hidratante pra corpo, creme pra rosto, xampu/condicionador/sabonete (notem que eu tenho tudo em tamanho mini de hotel, mas é fácil achar pra comprar frascos especiais para viagens, pra gente encher e não ter que carregar as embalagens grandes). Pinça, grampos, gilete, cortador/ lixa de unha é opcional, mas eu sempre levo. (6) As bijus eu procuro embrulhar em papel de seda ou usar saquinhos plásticos pequenos, quanto menos volume melhor.

E a minha “sorte” é que não sou daquelas garotas que usa maquiagem, então evito aqueles estojos complexos, cada um cada um, né. Acho que se fosse pra eu levar maquiagem, levaria numa frasqueira comigo no avião, pois parecem ser itens fáceis de “quebrar”. Ah! Jamais leve acetona dentro da mala (acreditem, um desastre), até porque hoje em dia existem aqueles lencinhos umedecidos pra tirar esmalte.

E tudo isso, mais alguns docinhos de lembrancinha pros amigos, carregadores de câmera / celular, chinelo / sapatilha, 1 toalha pequena, entram numa destas:

201308-backpack

Esta mochila é bem legal, notem que ela tem rodinhas também. Para Chicago foi ótimo, pois não me deparei com muitas calçadas quebradas como as de São Paulo, e na hora de subir escadas ela vai nas costas. Como tem bolsos externos, eles foram vazios e voltaram com meias sujas e chinelo pra abrir espaço dentro >.<

Amarrar uma fitinha colorida ou etiqueta diferente pode ser uma boa pra reconhecer sua mala na esteira.

Desta vez, eu já fui preparada pra não fazer muitas compras, mas uma dica legal é levar uma mala dentro da outra. Afinal, sabemos que a mala vai de um jeito e volta muito mais gordinha, inevitavelmente…

Em viagens ao exterior podemos levar ou trazer 2 malas de até 32 quilos. Eu particularmente não gosto de carregar muita bagagem (só o que eu mesma consigo carregar sozinha).

E para alguns lugares é bom levar um adaptador universal para tomada, algumas pessoas precisam de travesseiro, uma garrafinha de água pode ser bem vinda… enfim, cada um adéqua o conteúdo de sua bagagem conforme suas necessidades, mas fazer as malas já traz aquele fôlego ansioso pré-viagem – eu gosto dessa parte também, vocês não?

20130815-miti

Deixe um comentário

