Santiago, Chile

Na verdade, estou prestes a partir para mais uma viagem especial na minha vida, mas enquanto eu não volto, deixo aqui as impressões da minha primeira visita a Santiago, Chile.

Essa foi uma viagem curtinha, “a trabalho”. Como os 2 leitores deste blog sabem, meu serviço é em um templo budista, o único de nossa ordem na América do Sul. Mas há grupos de praticantes que se reúnem todos os meses em outros países, como Argentina, Chile e Peru. Esta foi a primeira vez que fui conhecer o pessoal do Chile, fui com dois guias espirituais, ajudando no que podia para a reunião e o treinamento de meditação que promoveram lá.

E foi bem tranquilo, tive até tempo de dar umas voltinhas, rs. Pra vocês que já são praticantes, talvez seja interessante saber como são essas reuniões, então fica aqui o relato.

No dia em que cheguei, conversamos um pouco com a pessoa responsável por organizar o pessoal de lá, pra ver como seria o final de semana. À tarde, um dos guias espirituais já recebeu visita, de uma pessoa que queria se consultar com ele. Eu fui com a outra guia trocar dinheiro, andamos perto do hotel para ver se achávamos algum mercadinho, onde poderíamos comprar algo para levar de lembrancinha pro pessoal do escritório do templo ou para a hora do chá…

20130830-pesoschilenos-fantalimon

É assim os pesos chilenos! E lá tem Fanta Limón.

Alguns dias antes de embarcar, eu já tinha dado uma olhada no mapa da cidade e sobre algumas informações do país. Como tive um tempinho nesse final de tarde, decidi pegar o metrô e tentar chegar até a casa do Pablo Neruda – que aliás, hoje é a Fundação Neruda, um museu para visitarmos. Infelizmente só se pode entrar com guia e o horário ia ficar muito apertado para voltar e ir jantar com o pessoal, então preferi não arriscar.
20130830-achascona

20130830-casapabloneruda

20130830-mural

No caminho para a casa do poeta, tem a Avenida Pio Nono, cheia de barzinhos para os estudantes das faculdades próximas. Passei na frente de uma pracinha com artesanatos também.

20130830-mural1

Mural num local de descanso da praça de artesanato

20130830-laesquinadelchili
E ali na Pio Nono tem o famoso Pátio Bella Vista, que me pareceu bem voltado aos turistas. Tem várias lojinhas para comprar souvenirs e algumas são bem legais, mas eu ia tirar foto de uma com tênis em tecido artesanal e a moça não deixou… aí desisti. Nesse pátio há opções de restaurantes também.

20130830-patiobellavista
Antes de voltar para o metrô, ainda dei uma voltinha no Parque Forestal. Como o tempo estava nublado e friozinho, as árvores de outono estavam secas ou com folhagem amarela, tinha até um jeito meio londrino… Neste parque tem uns bancos e um monumento bem bonito de navio.
20130830-monumento1
Ali do outro lado tem a Plaza Baquedano, com obelisco e bandeira do Chile. Ah, tinha uns cachorros perdidos por ali também, todos encolhidos de frio :(
20130830-monumento
E na estação, parei um pouquinho para ouvir o ritmo quente de um grupo que se apresentava, com sax, maracas e animação. O pessoal que passava tava mesmo dando uns trocados, alguns filmavam, um menino dava hambúrguer para um cachorro perdido.

20130830-musicosdeestacao
No dia seguinte, tivemos um tempo de manhã para dar uma volta no centro da cidade (estou dizendo, esta foi a viagem mais tranquila que já fiz pelo templo… geralmente não é assim não, gente!).

E fomos até o Cerro Santa Lucía. Lá podemos visitar o que restou de uma fortaleza (castelo?) antiga, vamos subindo o morro até um ponto onde dá para se ver o panorama da cidade – e se o tempo estiver bom, os Andes também.

20130831-andamoscaracas

Chegando no topo da colina… “andamos caracas”!

20130831-canhao

20130831-indianrock

20130831-pedrovaldivia

Estátua de Pedro de Valdívia

20130831-sakurarocks

20130831-darwinrock

Rocha em homenagem à visita de Charles Darwin

Depois seguimos andando até a igreja de São Francisco, passamos pela Plaza de Armas – onde paramos um momento para ver a típica dança “Cueca”.

20130831-igrejasanfrancisco

20130831-danca-cueca

E após dar uma volta no Museu Histórico Nacional, pegamos o metrô para almoçar no Domino.

20130831-museuhistorico

20130831-domino-lomito

Sanduba de “lomito”

Depois do almoço, fomos de táxi até o local da reunião com os seguidores locais. Fizemos oração, vimos um vídeo com orientação do fundador e fizemos uma roda de perguntas e respostas. O principal tema foi sobre carma, sobre os 5 sentidos e como podemos ir purificando o carma negativo. Após a reunião algumas pessoas ainda ficaram conversando com os guias espirituais, pedindo algum aconselhamento sobre problemas que estão enfrentando no momento.

Dali fomos jantar na loja de uma das seguidoras, que faz sushis. E depois de uma passadinha no mercado, descansar, porque no dia seguinte teria mais.

20130831-guloseimas

Algumas bobageras: alfajor de framboesa, salgadinho de chirimoya, chá de coca…

No dia 01/09, saímos logo depois do café para o outro hotel onde é realizado o treinamento. Existe toda uma preparação para montar o altar provisório, tem que tirar tudo das malas com cuidado, tem o lugar certo para cada item. As pessoas começam a chegar, algumas ajudam na recepção, outras a receberem pedidos de preces e purificação. Fizemos a oração, vimos um vídeo sobre uma cerimônia no Japão e depois começou o treinamento de meditação com guia espiritual. Após terminar essa sessão de meditação, quem quisesse poderia ficar e fazer perguntas.

Algumas seguidoras trouxeram presentes para oferecerem aos participantes – cupcakes e arranjos de flores artesanais.

20130901-flowers

Depois desse dia cheio, jantamos em um restaurante chamado “Don Carlos”! Achei engraçado porque um dos guias tem o apelido de Carlos! hehehe. Até o garçom ficou falando “Don Carlos! Como está a comida?” hahaha

E é isso aí, no dia seguinte já voltamos para São Paulo. Apesar de curta, gostei muito dessa visita e de conhecer o pessoal que pratica no Chile. Um abraço e obrigada a todos!

20130902-doves

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Santiago, Chile

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s