N.Y. – Day 06

Chegou então meu derradeiro dia nessa cidade maluca que é New York! Eu já tinha me despedido das meninas, porque elas iam fazer compras e seu voo era nesta noite, o meu seria no dia seguinte bem cedinho.

Vocês lembram do sanduíche do Katz’s? Pois é, foi parte do meu café da manhã quando parei um minutinho ali no Bryant Park. Daí peguei o metrô e fui pegar a balsa para Staten Island – que é de grátis!!! Óbvio, né. Viagens para mãos de vaca, é comigo mesmo.

20130925-statenislandferry02

Eu até iria pagar para ir na Estátua da Liberdade, já que é a minha primeira visita a Nova Iorque, mas… eu queria mais era ir na Ellis Island, que estava fechada, em reforma. E não daria mesmo para subir na coroa da estátua… então desisti, preferi economizar.

E este passeio é bem gostoso. Desci na estação South Ferry, que fica de frente para o Terminal, minha balsa se chamava “John F. Kennedy” – legal, hein? E a gente vai navegando por um percurso que passa pertinho da estátua – foi suficiente pra mim, não senti necessidade de “tocar na estátua”, devo dizer.

20130925-statueofliberty-fromfar01
Jeitos de se chegar na famosa Estátua… 17 dólares por aquele navio branquinho ou até sobrevoar de helicóptero!

20130925-statenislandferry-river04

20130925-statenislandferryride01
Dentro dos barcos tem vendas de comes e bebes também
20130925-ferryride02
Este era o lado que dava para ver a Estátua da Liberdade…
20130925-ferryride03
Este era o lado que não dava para ver a Estátua…
20130925-statenislandferry-sky
Onde aportamos, Staten Island. Olha que céu!

O tempo estava muito bom e eu caminhei um pedacinho pra tirar algumas fotos.

20130925-statenislandferry-river06
A vista do outro lado do rio.

20130925-statueofliberty05

Depois de voltar à Manhattan, eu fui andando pelo Battery Park. Outro passeio para aproveitar num dia de sol.

20130925-batterypark-monument

20130925-batterypark-fountain01

20130925-batterypark-esplanade
Andei por toda a “Esplanade” e fiquei imaginando como deve ser legal morar por aqui e fazer essa corrida de manhã.

20130925-batterypark-esplanade-view01

E continuei andando até chegar no local em memória ao 11/09, estão construindo os novos prédios que substituirão as torres gêmeas do WTC.

20130925-911new

Ali pertinho fica a igreja em que a Shinnyo-en já fez um evento para consolação espiritual e intercâmbio religioso, em 2008. A igreja de “São Pedro”, que é a paróquia mais antiga da cidade.

20130925-stpeters-oldestparish
O “bispo John Hughes”? “Curtindo a vida adoidado”??? Ah, tá explicado, por isso o Kevin McCallister vem pra NY.
20130925-stpeter
A igreja já passou por reformas desde 2008, bem diferente, mas muito bonita.

Do outro lado da rua em frente às construções, tem uma outra igreja, a de “São Paulo”, que eu tive que entrar pra ver, apesar do cemitério em frente ser estranho…

20130925-stpaul

Lá dentro é como se tivessem montado um mini museu em memória aos acontecimentos de 11/09/2001.

20130925-stpaul-inside

20130925-911new01
Pra que 1, se podemos construir 4 no lugar? Patriotismo pouco é bobagem.

20130925-911firebrigade01

20130925-911firebrigade02

Segui andando por essa área que é o coração financeiro da maior cidade do mundo.

20130925-wallstreet-stockexchange
A bolsa de valores… alguém me explica a bandeira do Japão?
20130925-wallstreet-stonestreet
Stone Street – dizem que tem um happy hour legal, e a rua é feita de pedrinhas mesmo, daí o nome.
20130925-wallstreet-thebull
O “touro” de Wall Street…. nhah…….. eu só vejo é um aglomeradão de turistas.

Confesso que dei uma voltona enorme nessa área financeira, acabei voltando até o Financial Center…

20130925-financialcenter
Centro Financeiro – no horário de almoço o pessoal fica em restaurantes próximos, como o PJ Clarkes, ou compra lanches em trailers para sentar por ali.

A área próxima é bem fresquinha, com árvores, sentei em um banco morrendo de fome e devorei aquele salgadinho do TGI’s Friday (lembram?), depois peguei o metrô para voltar ao hostel.

Descendo na Penn Station de novo para ir andando, claro que parei para foto.

20130925-madisonsquaregarden
Madison Square Garden

E para fazer comprinhas na Duane Reade – uma rede de “farmácias” que tem por toda parte… Entre aspas, porque eles não vendem só cosméticos e remédios, vendem de tudo! Tudo, mesmo! Eu comprei algumas coisinhas para levar de lembrancinha, com o pouco que me restou: kisses da Hershey’s no sabor da estação (abóbora com canela) de halloween, butterfingers dos Simpsons, batata chips azul, entre outras coisinhas.

Cheguei no hostel lá pelas 15h, para arrumar minhas malas e tomar um banho. Claaaro que não poderia deixar de me deliciar com um pote de sorvete no meu último dia… e claaaro que tinha que ser típico do local, “NY Super Fudge Chunk”!

20130925-nybudgetinn-nybenjerrys
No NY Budget Inn, os quartos contam com mini geladeira, microondas e talheres de plástico

O NY Budget Inn é um hostel apertadinho, mas que dá pra aproveitar bem. Primeiro, sua localização é ótima (34th Street), o banheiro fica no corredor, mas dá pra fechar e você tem um pouco mais de privacidade (ficar ali o quanto tempo precisar, sem escutar conversas alheias). E, como eu já disse em outro post, eu escolhi este depois de ver que embaixo do prédio tinha um café chamado “Café Cinema”… com fotos de filmes como “Táxi Driver” na parede e nomes famosos numa pintura: “Scorsese”, “Tarantino”, “DiCaprio”…

20130925-nybudgetinn-waterfountain
Quando a gente faz o check-in, ganha uma garrafinha de água, que podemos encher nesta estação e levar por aí. Gostei.

20130925-nybudgetinn-room

20130925-nybudgetinn-towel
O recepcionista também te dá a opção de toalha ou não. Você paga 5 dólares, mas é reembolsado depois. E ganha esse kit de xampu e chinelinho (que eu nem usei)

Depois de tudo ajeitado – porque eu teria que fazer o check-out no dia seguinte umas 04:30 e não queria incomodar ninguém no meio da noite – segui para minha última grande diversão em NY: o Empire State building. Essa visita também ganha post especial depois.

20130925-newyorktimes
Depois do Empire State, andança e pausa para foto de um dos jornais que eu gostava muito de ler, quando eu era uma pessoa normal e com tempo…

E como não se pode vir para Nova Iorque sem dar pelo menos uma passadinha pela Times Square… lá fui eu só pra tirar algumas fotinhos dos famosos letreiros luminosos gigantes. Pena que não encontrei o “naked cowboy”.

20130925-timesquare03

20130925-timesquare05

20130925-timesquare06

20130925-timesquare07

20130925-timesquare10

20130925-timesquare11

Já era tarde e eu estava com fome… fiquei pensando onde poderia comer naquele horário – ah, vá, isto aqui é New York! Parei no meio do caminho de volta ao hostel… no Wendy’s! Fiquei contente, desde a Disney não comia lá. O Wendy’s tem uns hambúrgueres que custam 1 dólar e pouco, se vocês estiverem com a grana curta nos States, tem que apelar mesmo.

20130925-wendys
Este era o “moonlight deal”! Para clientes depois das 22h… Hambúrguer duplo, batatas com cheese chili, Sprite de quase 1 litro… por 5 dólares. Ainda bem que eu não moro neste país – imaginaram agora um “mini-me” de Dona Redonda?
Deixe um comentário

