Yo soy Betty, la fea – Ep. 165 – 169

Na semana que passou, o Lou Reed foi embora… ah, desculpe, não era pra escrever isso por aqui (tinha planejado um post-poesia em sua homenagem, mas não deu).

Rewind.

 

Na semana que passou, tive dias bem corridos e cansativos, com uma decisão importante pairando no ar. Na novela, vemos uma Betty mais forte, que sabe o que quer. Não só pelas diversas decisões que anda tomando, mas por defendê-las. Houve a proposta de mudanças para a empresa, a compra de um carro para ela e não para sustentar uma imagem – e no episódio da sexta, aquela frase certeira foi o máximo. Ninguém disse que é fácil ir atrás do que se quer, defender um ideal; na vida real também nos deparamos com muitos empecilhos a serem resolvidos e precisamos ser firmes para seguir em frente, tem horas que não dá pra se deixar abalar e ficar chorando pitangas. É isso aí, Betty, tamo junto.

 

* * *

 

Ep. 165 (28/10/2013) – original colombiano Cap. 144

Betty propõe que usem o ponto de Palm Beach não mais para vender modelos exclusivos, como exibição e para montarem um depósito – Nicolas ajuda a explicar que o governo incentiva certo tipo de investimento. Já a proposta de Armando é vender franquias, conversar com outros investidores, pois apesar do caos financeiro, o nome da EcoModa continua bem e podem expandir para outros países da América do Sul.

Outra coisa que Betty propõe é que diversifiquem os modelos para atenderem outros tipos de homens e mulheres, pois as “feias” são muito mais numerosas do que as mulheres 60-90-60 para quem Hugo desenha. A proposta é que a EcoModa possa vestir qualquer mulher. Inclusive, Betty propõe que sejam orientados nos pontos de vendas para que existam pessoas que assessorem – indicando qual o melhor modelo ou cor para determinada pessoa. Betty confessa que ela sentiu na pele essa dificuldade e teria ficado encantada e voltaria numa loja, caso o vendedor oferecesse essa assessoria. Marcela pergunta se vão investir numa proposta baseada em experiência pessoal – Betty responde que não é de uma pessoa, mas de milhares de mulheres “feias” que existem por aí, Marcela não teve esses problemas, pois ela é a exceção, com condições físicas e financeiras propícias. Armando já concorda plenamente com Betty, considerando que aumentarão muito a presença de mercado. Diante das reclamações de Hugo, inclusive mencionando que a moda se trata de estética, do desejo, da modelo que incita e provoca, Betty pergunta se o estilista seria como um daqueles arquitetos que exigem muitas condições para construírem prédios fantásticos, mas se forem construir uma casa simples não se sentiriam capazes. Hugo fala que Beatriz o está ofendendo, que ele tem plenas capacidades estéticas para desenhar para qualquer um. Para provar isso, Betty argumenta que sendo uma empresa de moda, os funcionários devem se vestir bem, ainda mais se querem vender essa ideia, e ela pede para o estilista vestir o quartel das feias. Lombardi dá um piti e aos berros pede chá de camomila para Inezita… depois volta e diz que vai fazê-lo, mas logo depois disso pedirá demissão; além disso, diz que precisa da modelo de molde.

Depois da saída de Hugo da sala, Betty fala para Gutierrez ver com Nicolas sobre a reestruturação dos pontos de venda; Gutierrez pergunta sobre o salário de Nicolas – Betty diz que será o mesmo de Olarte; pergunta sobre as secretárias – Marcela diz que haverão alterações, Mariana vai para a Recepção, Aura será secretária de Betty, Sandra de Armando e Mário, Patrícia será de Marcela; ainda sobre celular e carro da presidência, Betty diz que arcará com essa despesa, pois a EcoModa está em circunstâncias rigorosas; finalmente, sobre reajustes de salários, Betty diz que por enquanto não ocorrerão mudanças e como penalidade pelo atraso das meninas, será descontado um dia de salário delas.

Depois da reunião, Betty convoca as meninas, avisa-as sobre a sanção e as mudanças de posições. Marcela também conta para Patrícia, que reclama de tudo. Enquanto isso, Betty conversa com Sofia, diz que entende sua situação, mas ela não consegue se entender com Hugo, que ameaçou sair da empresa caso não recontrate Jenny, então pede pela colaboração de Sofia. Após a saída de Sofia, Betty conversa com Jenny e diz que a contratará novamente, mas que, por favor, não atormente mais Sofia. Chegam então Freddy e o técnico da informática, para retirarem as coisas de Armando da sala da presidência, Betty aproveita e pede para Freddy levar o “saco preto”, dizer para Armando que ele faça o que achar melhor com esse “lixo”.

Ep. 166 (29/10/2013) – original colombiano Cap. 145

Armando comenta com Mário que gostou muito das propostas de Betty, bem quando Marcela chega e pergunta se vão sair, Armando diz que terão que resolver alguns negócios no Ministério de Comércio Exterior. Freddy e o técnico de informática chega com fotos e itens da ex-sala de Armando, inclusive o saco preto de lixo, como Marcela está ali, Armando pede para que deixe para jogar fora mesmo; Marcela ainda questiona todo o apoio que Armando deu à Betty, mas ele pede para a noiva deixar o orgulho de lado por Betty ter se metido em seu território (os pontos de venda), e ver como são boas as propostas.

Nicolas reclama do estômago, que Betty deveria contratar sua mãe para servir ao Vice e cuidar da área de comes e bebes. Betty diz que podem sair para comer, mas que ela também quer ver sobre um novo carro e, ao precisar fazer uma ligação, Nicolas lembra que é para isso que ela tem secretária.

Mas as coisas nos corredores não vão tão tranquilas, Aura Maria traz suas coisas do seu posto antigo, quando reclama que não há homens, Freddy acaba ajudando a ex-recepcionista a carregar a caixa, o telefone toca e as duas brigam, quando Paty atende Betty, a loira diz que Aura é lerda como uma tartaruga. Betty pede pelo telefone de Catalina Angél e Aura pergunta se Paty sabe, a oxigenada: “esse não é seu trabalho?”. Indo para a mesa que era de Mariana, Sandra diz que a loira não pode empurrar sua mesa toda vez que for passar, Paty vai buscar produtos para desinfetar a mesa.

Betty liga para Catalina e conta sobre ainda estar na EcoModa e que vai precisar da ajuda de Angél, Catalina acha que é brincadeira e nem consegue acreditar. Enquanto Nicolas espera Betty terminar essa ligação, encontra Jenny pelo corredor e conta que já terminou o namoro, que é o novo vice-presidente, Jenny faz charme, quando Nicolas comenta que está mal por não ter nem celular nem cartão de visitas, ela comenta: “você não está nada mal”. Depois que sai a demonstradora, Nicolas ouve Paty falando com o pai ao telefone, que chama o amigo de Betty de bactéria; depois ela pede para que ele não olhe para ela e nunca se aproxime dela, ele diz que depois do momento “sublime” que tiveram não podem continuar assim, Paty pede para ele segurar uma caixa e dá um tapa na cara dele. Nicolas explica que ele estava levando sua relação muito a sério, mas foi ela quem a condicionou ao dinheiro, pede para ela não jogar tudo em suas costas, pois não foi ele quem a fez perder o carro, mas Paty diz que por sua culpa não pediu empréstimo para mais ninguém e por isso embargaram seu carro.

Ao limpar a mesa com álcool, Patrícia discute com Sandra novamente e Betty as pega agarrando o pescoço uma da outra, as adverte que não quer brigas no corredor. Marcela pergunta onde foi Beatriz, vai para sua sala, conta à loira que Betty se intrometeu nos pontos de venda, Patrícia a envenena ainda mais, dizendo que a outra acabou com Marcie. Ela, por sua vez, acha que foi uma provocação ela enviar de volta o saco de lixo para Armando – enquanto Betty comenta com Nicolas que é muito difícil jogar tudo fora, pois foram lembranças queridas para ela. Já Armando comenta que acha que Betty odeia tudo aquilo que está no lixo, mas para ele tornaram-se sentimentos verdadeiros com o tempo.

Marcela liga para Armando, que confirma que está no Ministério com Mário. Patrícia faz pressão para Marcela saber jogar e não descuidar do Armando. Depois que volta à sua mesa, Sandra faz outro risco com giz no chão, as duas começam a brigar, Marcela as pega e ordena que limpem o chão. Ela também avisa as meninas do quartel para irem até o ateliê do Hugo. Zombando de todas, Hugo pede para Inezita tirar medidas delas e anuncia que lhe foi lançado o desafio de desenhar para vesti-las bem – elas respondem que acham que se vestem muito bem, Hugo conta que a ideia foi de Betty, mas que se elas não aceitarem é melhor para ele. Elas decidem concordar, mas querem conversar com Betty sobre tudo isso. Patrícia vai chorar com Marcela para que também a inclua nesse plano, pois agora precisa de roupas também, mas Marcela fala para ela pedir diretamente à Betty.

As meninas voltam do ateliê e se indagam se os custos das novas roupas serão arcadas pela EcoModa. Gutierrez reclama com Sandra que tire aquelas caixas do corredor, ela começa a dar uma olhada nos documentos, para separar o que jogar e o que guardar, quando encontra uma carta no relatório da última reunião

Ep. 167 (30/10/2013) – original colombiano Cap. 146

Sandra começa a ler a carta para as meninas, elas decidem que é algo muito grave e não podem ficar ali no corredor, vão para o banheiro. Sandra continua lendo até o fim, Aura Maria lembra dos advogados que vieram fazer um embargo, elas julgam que são motivos que levam à presidência da Betty, mas ainda há muitas questões obscuras envoltas em tudo o que aconteceu. Sofia fica com o balanço que foi apresentado na fatídica reunião de diretoria e cada uma volta ao seu posto. Sandra e Paty ficam enrolando para não limpar o chão, até que Marcela aparece e enquanto pergunta algo para Aura, elas saem correndo para limpar, antes de levarem bronca de novo.

Betty fecha um negócio na concessionária para comprar seu carro novo, depois de Nicolas fazer vários “testes” (ver se ela fica bem de fora, do lado do passageiro, do banco de trás…). A presidente também pede por valores do plano corporativo deles e quando pergunta a Nicolas sobre ter um automóvel, ele diz que está pensando em um carro que depende de alguns advogados, mas vai sair mais barato…

Na EcoModa, Paty está no telefone para conversar com o ex-marido, quando fica sabendo que ele já se casou de novo e que a chama de “monstra”. Depois de ameaças, consegue que o ex converse com ela por telefone, argumenta que quando se casaram ele jurou estar ao seu lado nas horas boas ou ruins, conta que perdeu o carro.  

As meninas do quartel estão no banheiro novamente, Sofia conta que descobriu que a EcoModa está devendo 50 milhões para a TerraModa. Sofia diz que acha que Armando e Mário envolveram a Betty e a convenceram a ajudar em negócios ruins, e que descobriu que a empresa está em dívidas com os bancos. Berta começa a comentar que está curiosa sobre como foi o romance entre Betty e Armando; Sandra lembra da sacola verde, concluem que foi quando descobriu a carta e começou a chorar um monte depois, mas não fica claro por que ela traiu o “namorado”.

Betty acaba dizendo para Nicolas que o dinheiro é dele e para que faça o que achar melhor quanto ao carro. Os dois entram na loja para comprar celulares e Nicolas também faz “testes”, pede para a atendente passar enquanto ele “se sente” falando no celular. Betty escolhe um para ela bem simples, Nicolas diz que Betty não precisa impressionar, mas ele sim; ao perguntarem dos planos, Nicolas aproveita para comentar que está “disponível” para a atendente.  Voltando à empresa, Betty chega bem na hora em que Paty está argumentando com Maurício que ela pode tirar várias fotos e aparecer nas revistas sociais e todo mundo verá os “escombros” que sobram de uma ex-mulher dele; até que ele desliga o telefone na cara da oxigenada. Ela lamenta com Betty, que pergunta das meninas, a loira diz que ficaram o dia todo no banheiro e Betty também vê a empregada levando o saco de lixo preto da sala de Calderón… Depois, Marcela pergunta a Patrícia se Betty já chegou e Paty confirma que sim, além de informar das do quartel.

Quando Marcela entra no banheiro pega Berta comentando sobre o cancelamento do casamento; Sofia chega a comentar se elas conseguem imaginar a cara “dela” ao saber que uma feia lhe tirou o noivo… elas caem no riso e Marcela as interrompe, perguntando se está doente, Sofia diz que estavam falando da novela, Marcela se altera e pergunta se a acham uma imbecil, para que parem de falar pelos corredores e perguntem diretamente a ela. Berta pergunta se podem voltar ao trabalho, Marcela deixa, mas pede para que não fiquem fofocando.

Na sala da diretoria, Betty conversa com as meninas sobre as roupas que Hugo desenhará para elas, explica que não é que não gosta do jeito delas, apenas que ele como profissional entende muito melhor como vestir uma mulher. Betty também pede para que não fiquem tanto tempo no banheiro, pergunta sobre o que tanto conversaram, mas elas não falam nada.

Mário comenta com Armando que terá que levar Marcela para todos os lugares, porque a noiva ficou desconfiada deles porque Betty não estava na empresa também. Armando descobre que jogaram fora seu lixo, Mário o lembra que ele mesmo se fez de desentendido na frente da “prometida”, pergunta se Armando se arrependeu, ele diz que não, mas pergunta que horas passa o caminhão de lixo…

Ep. 168 (31/10/2013) –  original colombiano Cap. 147

O computador de Betty está instalado e Aura Maria vem entregar as agendas para a presidente, Betty aproveita para perguntar a que horas passa o caminhão de lixo, Aura pergunta por telefone e eles informam que deve estar passando. Enquanto isso, Armando também pergunta para uma das empregadas a mesma coisa. Sandra atende o telefone e é de Caracas, Mário pede para que liguem mais tarde e pede outras ligações a Sandra, então ela pede para Freddy ver onde está Armando e avisar sobre o telefonema.

Aura Maria pergunta a Freddy sobre carona para casa, o motoboy diz para ela que até que ele se convença de que Aura realmente não tem nada com outros homens, está cancelada a carona… Sofia comenta com Berta que é uma promiscuidade Betty traindo o namorado com Armando e, com certeza, pelo jeito, Nicolas também teve algo com a oxigenada… Nesse instante, Nicolas chama Sofia, entrega um envelope para Gutierrez e pede para que ela ligue para um número de celular – é o dele mesmo! Como acabou de comprar, queria testar. Nicolas também pede para Sofia chamar Patrícia, quando ela vai até a sala dele, Nicolas dá uma meia-calça para ela e a loira sai gritando, toda histérica. Discute com Sandra que ela não tem problemas de pobre, quando Daniel chega e zomba de Patrícia, que logo ela estará na copa, diz que a loira precisa resolver esse “probleminha” e oferece uma nota para ela ir comprar uma meia… orgulhosa, ela estala os dedos dizendo que resolve o problema sozinha num instante. Ela acaba indo até a sala de Nicolas, para pegar as meias.

Armando está vasculhando o lixão da empresa, alguns empregados vem buscar, ele não deixa, Freddy chega e informa que há uma ligação de Caracas, Armando diz que o que ele está fazendo é mais importante… explica que jogou alguns documentos e a empregada por engano levou embora, Freddy se dispõe a ajudá-lo, mas Armando não deixa ele tocar no lixo! Dispensa o motoboy e continua a procurar, até que houve de um saco o barulhinho do Furby… hahaha. Ele volta, Daniel diz que ele encontrou o emprego ideal (catador de lixo), Mário diz que ele está cheirando mal, Armando não quer deixar o saco em sua sala porque Marcela vai ficar sabendo e decide ir devolvê-lo à sua “dona”…

Na sala de Betty, está Marcela, dizendo que todas as do quartel já sabem da história entre Betty e Armando, mas a ex-feia garante que não é possível. São interrompidas por Armando, que gostaria de conversar, ao ver Marcela ele inventa que queria falar das franquias, Marcela o convida a se juntar a ela, ele inventa uma desculpa e sai correndo com o lixo, sem deixar que ninguém o ajude com ele.

Voltando à conversa entre Marcela e Betty, Beatriz deixa claro que ela é a mais interessada que ninguém saiba o que aconteceu, deixou a história no passado, mas se Marcela ouviu boatos, vai averiguar. Marcela conta que elas parecem ter informações bem precisas, pois ouviu comentarem que ela terminou o casamento pelo caso entre Betty e Armando; Betty, por sua vez, conta que não sabia que tinham terminado por ela, Marcela pergunta o que ela esperava, depois de ter visto tudo aquilo do saco preto.

Quando volta à sua sala, Marcela conversa com Daniel, que lhe explica que perdeu o emprego público e agora dependerá da quota da empresa. Marcela diz que mesmo que ele fosse enviado para ser fuzilado, o corpo dela própria estaria estirado antes do dele, aconselha o irmão a não humilhá-la, porque ela os tem em suas mãos. Daniel interrompe a brincadeira entre Nicolas e Betty com os celulares para lhe dizer que precisa conversar urgente com a presidenta. Daniel chama Betty para jantar, ela recusa de imediato, ele pergunta se ela tem medo, ela diz que é repulsa, consulta sua agenda e diz que só poderá conversar com ele no dia seguinte, Daniel acaba praticamente forçando-a a jantar com ele, diz que virá buscá-la às 20h, e ela então poderá provar que não está com medo.

No corredor, antes de ir embora, lá vai Daniel implicar com Patrícia de novo, perguntando onde ela arranjou as meias, se foi empréstimo de amiga, ou um amante na empresa, fala de novo dos amigos que poderiam oferecer muito mais a ela, só que prefeririam que ela não usasse meias… diante das provocações, Nicolas vai defendê-la, diz que não é amante coisa nenhuma, mas não pode se abster diante do desrespeito às mulheres, Daniel diz para ele não se meter porque é um assunto entre os dois, Nicolas expõe que ele só faz isso com mulheres, mas que não sabe com quem está se metendo, Daniel diz “um franguinho”, indo para o elevador, e Nicolas quer partir para briga, mas Paty sai correndo e fala para ele deixar Daniel para lá, quando ela se vira, seus rostos ficam muito próximos e os dois ficam sem jeito…

(!) Armando: “obrigado, meu Deus, por encontrar meu lixo!”  

Ep. 169 (01/11/2013) – original colombiano Cap. 148

Betty vai arrumar suas coisas na sala, lembra da foto com Michel, escreve em seu diário que Armando provou que tudo não era mais que lixo para ele (as lembrancinhas que ele supostamente deixou ir para o lixão); diz querer sepultar sua história. Enquanto isso, Armando também revê as lembrancinhas que ele resgatou do lixo. Todos estão para sair, Marcela vai cobrar Armando, que diz que irá para seu apartamento; pergunta à Paty de onde tirou as meias, a loira conta que Nicolas lhe deu e ela prefere uma humilhação do que uma dúzia delas. Marcela diz para Patrícia chegar no horário, se ela quiser que a busque saiba que Armando estará junto – Paty prefere vir de ônibus.

Pela manhã, as meninas se animam com a chegada de Betty no carro novo, Sofia comenta que achava que Betty deveria ter um mais ao nível de “presidente”, a ex-feia responde que não vai fingir ser o que não é, vai ser o que ela quiser e fazer o que quiser também, e esse era o carro para ela, a pagar com seu próprio dinheiro. Já Paty espera passar o ponto da EcoModa e reclama com o motorista do ônibus, “será que vai me levar até sua casa? / que serviço horroroso / desgraçado!”. Aura Maria já começa a fazer planos para a noite e percebe que deu um fora, pois Nicolas estava ouvindo, mas Betty garante que isso não foi nada, porém, precisam conversar porque Dona Marcela ouviu uns boatos pelos corredores…

Betty conversa com as meninas na sala de reuniões, pergunta de onde tiraram a ideia de que o casamento de Marcela terminou por causa de Betty. Berta dá uma versão de que foram boatos que corriam pelo pessoal dos Sistemas, Betty pede para voltarem ao trabalho, Inezita pergunta se ela ficou satisfeita com essa versão, Betty diz “claro que não”, ela sabe que estão mentindo e já não são as amigas de antes, só pede para que parem de ficar fofocando pelos corredores, pois são comentários muito sérios. Betty sai, as meninas ficam desesperadas e concluem que é melhor esclarecer tudo, Sandra vai buscar a carta de Calderón, a princípio Betty diz que foi uma brincadeira de mau gosto, depois descobre que as meninas viram também os balanços financeiros, e Sandra pergunta se ela encontrou a carta na sacola verde, e Sofia indaga se Betty foi usada… Betty decide contar a verdade, mas apenas para deixarem de especular e que o assunto morra ali. Ela conta tudo, admite que errou, pois Armando estava noivo e acreditou nele, mas esclarece que Nicolas nunca foi seu namorado. Depois, faz as meninas prometerem que não vão ficar fofocando pelos corredores, e Betty se compromete a uma leitura de cartas no almoço, mas em seguida terão um comitê.

Mário acha o saco preto e diz que é muito perigoso, mas Armando só pede para ele deixar guardado, enquanto o amigo pega alguns chocolates. Armando planeja uma viagem de negócios, para voltar até o lançamento da coleção, diz que será bom se afastar um pouco.

Catalina chega na EcoModa e Betty explica o que aconteceu e quer que Angél trabalhe com eles, todos são chamados para o comitê. Quando Patrícia vai chamar Marcela, usa de palavras rudes e estala os dedos, Marcela pede para que a loira não a envenene mais contra Betty, Paty chora que as meninas voltaram da reunião e começaram a falar de seu túmulo, Marcela vai averiguar e Sandra diz que foi Paty quem começou e também disse que ia contratar uma perfuradora de petróleo para abrir a sepultura dela (Sandra é muito alta); Marcela diz que parece até um jardim de infância e que se as duas continuarem brigando, vai demitir ambas.

No comitê, todos cumprimentam Catalina, que será a nova relações públicas da empresa, e Hugo desbocado reclama com Cata que só porque a presidente passou por uma experiência pessoal acha que entende de moda e quer mudar tudo – ao que Angél responde que acha bom e que foi ela mesma quem assessorou Betty na mudança. Todos ficam sem jeito com Hugo sentado no lugar da presidência, até que Gutierrez pede para Hugo mudar de lugar para começarem a reunião. Quando o estilista faz doce, Betty vai para outra cadeira: “Não se preocupe, doutor Gutierrez, a cabeceira da mesa estará onde EU estiver sentada” (uhuuuuu!).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s