Mostra SP #12 – Lições de harmonia

Pois então o dia 31 acabou não sendo o último dia de Mostra pra mim. Na Repescagem, senhoras e senhores, não é possível pegar o ingresso antecipadamente… reclamação não só minha (que não consegui ver o filme que eu queria por falha do pessoal da Mostra, e nem pude saber que filmes ia passar na Repescagem, no último dia de Mostra, pra saber se interessava algum pra revalidar o ingresso – é, eu sei, deveria ter pedido reembolso). Então, registrado: ô pessoal, pra Repescagem também poderíamos poder comprar antes, né.

Daí, perdendo La jaula de oro, que foi muito comentado, pessoal gostou mesmo, eu fui ver o que dava. E eu achando que todo mundo já tinha visto – sala do CineSesc praticamente lotada!

* * *

Lições de harmonia 

2013-harmonylessons

Harmony Lessons / Uroki garmonii / 2013 ***

Historinha: torturas em uma escola.

:D – se há um mérito aqui é não mostrar tudo gratuitamente ao público. A não ser que lhe valha como meio (abrir com um animal sendo abatido e estripado não é gratuito, pessoas). Se a gente não sabe exatamente o que tinha no exame ou na água do copo, se a gente não sabe ao certo do crime, podendo apenas instigar pensamentos, elaborar uma visão própria, eu considero mérito.

– Gandhi e Darwin no momento certo. As baratas. E a segunda cabeça de lagarto.

– a dancinha da garota muçulmana!

– muitas cadeiras viradas (num oposto de educação? num contrário de ordem?). Quadros dentro dos quadros, montados com postes tortos de madeira, paredes escolares, muros que se desgastam.

– as conversas com o investigador comparadas.

– o elemento da água constante: que enche, que limpa, que liga, que leva. E você, como eu, se perguntou por que ele conseguiu beber aquele copo límpido no hospital?

– o ator que faz Mirsain é tão bonitinho!!! Os que fazem Aslan e Bolat também defendem bem suas personalidades, desde o início.

– talvez você pode achar meio cafona, mas eu simplesmente adorei a cena final, à beira do rio. Porque foi logo depois do fliperama (que me surpreendeu, admito), que foi depois do desfecho policial; porque a gente lembra que antes do título do filme o garoto passeava num lugar verde; porque é tão claro! E tem até humor (a ovelha).

D: – alguns exageros aqui e ali, né… 

Um pensamento sobre “Mostra SP #12 – Lições de harmonia

  1. Pingback: Mostra SP #13 – considerações finais | :Denichan

Deixe um comentário

