Um pouquinho de Buenos Aires

Eis que no último final de semana eu fui para Buenos Aires, para um evento do templo budista que frequento. Provavelmente, no ano que vem já não vou ter tantas oportunidades de ir a serviço para esses eventos pela América do Sul, então compartilho um pouquinho da viagem com vocês.

Claro que estou indo a serviço, mas dá pra dar uma escapadinha para um passeio ou outro pela cidade. Desta vez, saímos de São Paulo na sexta pela manhã, e o trânsito estava ótimo; sem problemas no voo também. Um dos guias espirituais, porém, tinha vindo de Belém na noite anterior – e com a chuva, o avião acabou fazendo uma parada inesperada no Rio, fazendo com que ele tivesse dormido apenas 01 hora e meia à noite. Como ele estava muito cansado, nem saímos todos para jantar, mas eu fui bater um pouco de perna.

Fiz uma parada para saborear o que dizem ser o sorvete mais gostoso (e famoso) da Argentina.
20131206-BA-freddomenu

20131206-BA-freddo
Meu pedido: “limón” e “dulce de leche con almendras bañadas”. 35 pesos argentinos ou aproximadamente 14 reais.

Depois fui andando até a Galerias Pacífico, um dos shopping centers mais conhecidos da cidade, num dos cruzamentos da Calle Florida, que também é uma rua favorita dos brasileiros que adoram fazer compras.
20131206-BA-galeriapacifico

20131206-BA-pacificoxmastree1

20131206-BA-pacificoxmastree2
A árvore de Natal das Galerias Pacífico muda de cor.

Mas eu fui lá por outra razão… Porque ali tem um restaurante que eu simplesmente PRECISAVA conhecer.
20131206-BA-dicaprioexpress2

E é claro que comprei um lanchinho por lá, “para llevar”.

20131206-BA-dicapriosnack
Meu lanche: “Sandwich Parisino” y “hache 2 o citrus”. 61 pesos ou aproximadamente 24 reais.

No sábado, nós tivemos reunião no hotel, primeiro apenas em japonês, e depois aberta a todos. No domingo, depois de preparar o altar pela manhã, tivemos o treinamento: com oração, algumas palavras do guia espiritual, um vídeo com palavras da nossa atual líder espiritual, Sua Santidade Shinso Ito, e finalmente meditação com palavras espirituais.
20131208-BA-gks

No domingo, praticamente nem deu para almoçar. E olha o que sobrou para a segunda de manhã, antes de voltar para São Paulo…
20131209-ensaladacoca
(Claro que não dei conta de comer, e pra evitar desperdício, acabei trazendo até para São Paulo!).

 

E um prato que eu provei pela primeira vez em Buenos Aires: Provoletta.

20131207-provoletta
Parece uma mini pizza, mas é só provolone frito de base. Em cima, rúcula e “pancetta”.

 

Eu já tinha visitado Buenos Aires antes, passeado por alguns lugares no final de 2006. E da última vez que fui (em abril), a famosa Avenida 09 de Julho estava em obras. Desta vez estava toda lindona de noite, parecendo até mais seguro andar ali pelo meio das paradas de ônibus no corredor iluminado. Mas sei lá, parece até que perdeu um pouquinho da graça que eu lembrava dessa avenida…

20131206-BA-9julio

De qualquer forma, ali perto do hotel a atmosfera é muito europeia, inclusive com cafés e o pessoal nos parques verdes. E eu adoro isso em Buenos Aires, a “capital europeia na América do Sul”, que me lembra muito quando eu andava por Paris. Com todo o legado cultural e a boa comida dos imigrantes italianos (muitas, muitas pizzarias!), Buenos é uma cidade com um charme todo especial para mim, e eu adoro visitá-la e revisitá-la.

Deixe um comentário

