Oscar 2014 (ou minha campanha pro Leo ganhar)

Nenhum post que eu escreva aqui sobre os Oscar vai bater a “cobertura” que fiz no ano passado. Inclusive com a série de posts sobre “como se faz um filme”… Mas saíram as indicações, e o que vocês acharam?

Parece que foi ontem, mas a 10 anos atrás, Clint Eastwood fez a gente chorar um monte com Menina de Ouro (Million Dollar Baby / 2004 ***). Um dos filmes marcantes da minha vida foi Um sonho de liberdade (The Shawshank Redemption / 1994 ****), mas quem ganhou para aquele ano foi Forrest Gump, o contador de histórias (Forrest Gump / 1994 ****), que eu também curti por trazer Tom Hanks sendo entrevistado com John Lennon.

Dez anos antes, na festa para os filmes de 1984, Sally fez aquele discurso famoso (“vocês realmente gostam de mim!”), e Amadeus (Amadeus/1984 ****) levou a estatueta. Já para 1974, premiaram O poderoso chefão II (The Godfather: part II / 1974 ****), e nessa festa teve o carinha pelado correndo pelo palco da festa da Academia.

Eu posso dizer que gosto do Oscar desde 1994, ano de Copa também! Aliás, a Copa que mais gostei de acompanhar (tinha o Bebeto balançando neném!). Mas o Leo (DiCaprio) nasceu em 1974, ano em que também tivemos o provocador Chinatown (idem / 1974 ****) – e ele sabe fazer uma bela imitação do Jack Nicholson! Só por isso já merecia ganhar. Ele já tem 40 anos, gentem, e já foi motivo de vários memes. Dá Oscar pra ele! Quem sabe depois disso ele não faça uma comédia romântica?! Aliás, a parte do discurso pro Globo de Ouro que eu mais gostei foi quando ele comentou que não tinha imaginado que poderia ganhar um prêmio daqueles por comédia. Right on!

Aliás, nos Globos, vários em categoria errada de “comédia”? (Álbum de família é comédia, sério?). Achei bonitinha a foto do Bradley Cooper e do Leo com as respectivas mamães. Óin. Quem sabe este ano o Leo não faça uma boa campanha? Não nego que J. Law seja boa atriz, mas dizem que a campanha dela foi muito boa – também, ela é super carismática e divertida (diferente da Anne Hathaway, que parece ter irritado as pessoas).

* * *

Mas, fora minha campanha pessoal pro Leo ganhar este ano… no meu mundinho imaginário, se eu fosse da Academia, já saberia que meu voto para melhor animação ficaria com Vidas ao Vento (Kaze Tachinu / The Wind Rises / 2013), a despedida de Miyazaki, uma ótima chance pra Academia homenagear esse artista da sétima arte.

Mas já com os palpites? É, vamos radicalizar este ano, porque em fevereiro fico quase o mês todo fora e nem sei se vou conseguir ver todos os filmes que gostaria! Então, creio que é quase certeza que A caça (Jagten / 2012 ***) leve. Azul é a cor mais quente (La vie d’Adele / 2013 ****) seria muito para o pessoal mal conservado mais conservador da Academia, era de se esperar que não entrasse. E o filme que vou querer procurar clandestinamente é L’image Manquante (2013), pois sabe-se lá quando chega (pelo menos deve ganhar algum distribuidor depois de ser indicado?).

Mas… não fiquei muito surpresa com essas indicações, vocês ficaram? A Meryl pela milionésima vez, Gravidade liderando a parada, inclusive em quesitos técnicos. Eles podiam dar um pro Richard Linklater, né? (ou a gente espera mais 9 anos ele escrever um Amour menos devastador?). Achei bem justa a indicação pro Barkhadi Abdi, coadjuvante em Capitão Phillips.

* * *

Os próximos posts até março por aqui devem comentar os filmes desta nossa brincadeira anual. Ou não? Talvez eu radicalize e deixe isso pra lá. Depois de 20 anos? Até parece, né.

One Reply to “Oscar 2014 (ou minha campanha pro Leo ganhar)”

  1. Hahaha. Quando vi que o DiCaprio levou o Globo de Ouro como melhor ator de comédia na hora eu pensei: “Conheço alguém que deve estar pulando de alegria ao ouvir isso”. =P Até demorou pra rolar esse post sobre, hein? Mas vamos cruzar os dedos, embora eu não tenha visto ainda esse “O lobo de wall street”, o DiCaprio anda cada vez mais melhorando a atuação dele.

Deixe um comentário

