Voltando…

Estamos de volta!

É, eu até comprei um celular novo pra ver se conseguia postar lá do outro lado do mundo, mas tive problemas no acesso à internet e acabou tudo degringolando e aqui estamos nós, semana pré-carnaval, ninguém liga pro Oscar, e eu volto não só de mais uma jornada espiritual, mas à vida estudantil!

Sobre a viagem, em breve devem pintar alguns posts por aí (ou não?); sobre o Oscar, corro esta semana pra ver alguns filmes pendentes (ou não?) e sobre a vida estudantil… aí, sim! Inauguro aqui a mais nova categoria do blog, pra compartilhar com vocês um pouquinho sobre como é estudar um Curso de Audiovisual.

Estes posts serão todos apenas texto, sem fotos; em parte é também para manter um registro que sirva à minha própria memória tão precária.

Não estamos começando muito bem, pois já perdi as 2 semanas iniciais por conta da viagem. Mas o primeiro dia de aula pra mim só veio reafirmar que eu mereço mesmo fazer este curso!!! Finalmente!

Voltando um pouco no tempo… (flashback) Há mais de 10 anos, quando voltei de uma longa estadia no Japão, meu propósito era fazer uma faculdade de cinema. Na época, tinha praticamente só a USP (muuuito difícil de entrar) ou a Faap (muuuito difícil de pagar). Daí, acabei seguindo pelas Letras e consegui me formar em algo que meus pais consideravam ter muito mais área empregatícia – fato. Trabalhei só com tradução, parei, entrei para uma vida religiosa e pude viver muitas experiências maravilhosas.

E, sinceramente? Chegou num ponto da vida em que eu disse: “eu posso morrer agora”. Quer dizer, não tinha saído tudo como planejei aos 10 anos (quando eu previa ganhar meu primeiro Oscar aos 18), mas eu consegui viver muitas coisas, aprender, realizar. E se eu morresse hoje não me arrependeria, morreria feliz.

Mas, como a vida é uma dádiva e ainda posso fazer mais coisas… por que não? Os amigos de longa data sabem, não preciso explicar por que tentar fazer audiovisual. O cinema é algo que mora no meu coração, agora eu vou passar a entendê-lo melhor e quem sabe no futuro eu também não possa contribuir com ele?

Pois muito bem, lá vamos nós com a cara e a coragem para mais uma nova empreitada da vida. Como sempre, convido vocês a me acompanharem em mais esta “viagem”!

* * *

Diário de bordo classe de :D Silva & Silva #1

– Primeiro dia de aula pra mim e também para o professor que tinha passado 2 semanas como curador de uma mostra na Itália! História do cinema e vimos O martírio de Joana D’arc (1928; Dreyer). Fazia teeeeempo que eu queria ver esse filme! E também foram passados os curtas do trem chegando na estação e dos operários saindo da fábrica, dos Lumiere, aquele início de tudo. Vocês não tem ideia de como eu me senti feliz por poder estar aqui, vivendo tudo isso!

– Aulas da terça: um pouco sobre a produção em geral, a professora explanou sobre a parte de Direção de Arte/ Production Design. E depois teve um pouco sobre formatação de roteiro.

– Aulas de quarta: a primeira aula é sobre tecnologia do cinema, de madrugada (acordei às 2 da manhã pra isso!) eu tinha visto um filminho indicado pelo professor no grupo do Facebook – sobre a evolução do “brincar” com a imagem, desde o teatro de sombras, cartões postais de recortes, trabalho com espelhos, reflexos e perspectiva, até os primeiros aparatos fotográficos e o cinematógrafo. E a segunda aula é sobre fundamentos da imagem.

* * *

Bem, os próximos registros devem vir por semana – mas queria escrever pelo menos um pouquinho, saudadezinhas de escrever por aqui :)

Deixe um comentário

