Audiovisual – semana #5

(24/03 – 28/03)

 

Ufa! As duas últimas semanas foram supercorridas e só agora vou poder atualizar aqui os meus registros. Nessa semana, dormi tentando ver “7 psicopatas e um Shi Tzu” (2012) – não que o filme seja ruim, ia acabar seu prazo no Netflix e tentei forçar, só que não deu. Só pra vocês verem o estado físico crítico da pessoa.

 

24/03

(História do cinema)

Vimos trechos de “Órfãs da tempestade” (1921), belíssimo numa narrativa dramaticíssima e na atuação de Lillian Gish. A abordagem focou principalmente sobre montagem paralela. Também vimos um pouco de Buster Keaton! “Nossa hospitalidade” (1924), delicioso ver aquele trem improvisado, feito de carruagem e com o cachorro sendo mais rápido que seus sinuosos caminhos; fantástico pensar em como filmaram a sequência da correnteza do rio e lembrar de como Keaton nunca usava dublês.

 

25/03

(Projeto Integrador)

Foi mais explicação sobre a proposta de projeto para este semestre, realização de um curta de 2 minutos, em preto e branco, sem música ou diálogos. Para a semana seguinte, já entregar a divisão dos grupos, com função de cada um. São 9 funções ao todo: roteiro, direção, produção, arte, foto, som, montagem, edição de som e assistente de direção.

 

(Introdução à direção)

Leitura de alguns exercícios dos alunos, tinha pedido descrição em imagens de alguém próximo (em forma já de roteiro, em uma ou poucas cenas). O grande problema é o constante uso “literário” – não podemos fazer suposições… tudo tem que estar descrito nas ações/imagens.

 

26/03

(Tecnologia do audiovisual)

Seminário sobre o Advento da Televisão (visão à distância). A história, os aparelhos desenvolvidos (raio catódico), transmissão, programação, no Brasil (pal-m), vídeo do CQC contando sobre a história da TV brasileira!

 

(Fundamentos da imagem)

Passada uma questão para entregar, com base no Cap. 5 de “A Imagem”, livro do Jacques Aumont, e relacionando com período clássico do cinema (pessoal parece ter fritado o cérebro fazendo isso!). Um pouco da história do cinema pra relembrar e abordar algumas características do cinema clássico durante a aula.

 

27/03

(Narrativa e Argumento)

Passada lista de filmes (dos quais devemos escolher 1 internacional e 1 nacional) para análise de personagens. Vimos o curta “O tradutor” (um rapaz que faz legendas de filmes chineses acaba se envolvendo com a moça de um dos filmes e mudando o curso da história deles) e discutimos um pouco sobre o processo de construção do personagem.

 

28/03

(Cultura e Teoria da comunicação)

Retomando a discussão sobre meios de comunicação de massa, o desejo de que o público reaja de determinada forma; Cultura de massa. Produção da imagem x representação do real.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s