Audiovisual – semana #6

(31/03 – 04/04)

A estreia da semana (agora às quintas!) que eu vi foi “O congresso futurista” (2013); o difícil filme com Jean-Claude Bernardet, “Pingo d’água” (2013) que fui conferir na Mostra de Tiradentes no CineSesc: já era prenúncio dessa semana super hardcore.

Na segunda, acordei 02:38 da madruga pra ver aulas de EAD e fazer a prova online… De segunda pra terça eu não dormi, tentando arrumar o videozinho pra entregar. De terça pra quarta eu dormi apenas 2 horas, lendo livros para a prova do dia seguinte, preparando texto-trabalho e proposta de análise de uma obra de um dos pintores que o professor tinha citado. Na quinta, acordei 02:30 da manhã pra ver alguns tópicos em preparação para um seminário… e eu me perguntei como vou aguentar até o final do curso…

 

31/03

(História do cinema)

Damos uma guinada, pra abordarmos o cinema na Europa. A Revolução Francesa, as vanguardas e experimentalismo, a Revolução Russa. Vimos exemplos do chamado “Efeito Kuleshov” (imagens que não mostram tudo, mas induzem ao pensamento). Sobre a importância de Eisenstein como montador; vimos trechos de “A greve” (1925), “O couraçado Potemkin” (1925).

 

01/04

(Projeto integrador)

Recomendação para usar o Celtx. Um pouco sobre EIXO. Plongé, contra-plongé, quebra da 4a parede, campo/contra-campo, quebra de eixo (relação espacial). Um pouco sobre SOM. Cena de “Apocalipse Now”, direção de arte com som, helicóptero/ventilador, sons de natureza/cidade.

 

(Introdução à direção)

Vimos pequenos vídeos filmados conforme a proposta da professora: um filme de aproximadamente 3 minutos mostrando em imagens sobre si mesmo.

 

02/04

(não tivemos aula de Tecnologia de Audiovisual esta semana)

(Fundamentos da Imagem)

Prova com uma questão relacionando o documentário do Herzog, “A caverna dos sonhos esquecidos” (2010) e capítulo sobre pinturas nas cavernas, de “História da Arte”, do Gombrich. Depois discutimos um pouco dos projetos que estamos preparando (curta de 2 minutos), tentando delinear uma storyline e proposta de decupar por fotos quando já tiver o roteiro.

 

03/04

(Narrativa e argumento)

Vimos quase todo o filme “Rio Bravo” (1959), e a leitura para esta aula era sobre a caracterização de personagens. Como o personagem de Dean Martin muda no decorrer da narrativa, as relações entre o xerife John (John Wayne) e Colorado, e a moça, Feathers.

 

04/04

(Cultura e teoria da comunicação)

Clipe de “Apesar de você”, do Chico Buarque. Retomando Epstein, sobre signo = significante/significado. Foto de Sebastião Salgado (multidão na estação de trem na Índia, e um indivíduo focado). Sobre denotação / conotação. Início da discussão sobre um texto de Eagleton, “O que é ideologia?”.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s