Audiovisual – semanas #9 e #10

Sim, as aulas recomeçam hoje, mas eu ainda estou devendo posts do final do primeiro semestre… relembrando, vi que teve o feriado da Páscoa e a mudança, logo depois veio muita coisa até eu poder ir viajar – e nas férias eu simplesmente decidi não pensar em nada disso… o desafio agora é tentar recuperar todos os posts pra que não tenhamos um lapso igual naquelas histórias mal contadas com erros de continuidade que o espectador mais medíocre pode perceber…

 

(História do cinema)

21/04 – feriado de Tiradentes

26/04 (sábado) – reposição de aula, sobre Expressionismo Alemão (não pude ir pois tive que ir trabalhar, pena peníssima mesmo! T-T)

28/04

Sobre o som no cinema… vimos um trecho de “O cantor de jazz” (The jazz singer / 1927), Al Jolson já era popular e as primeiras palavras faladas foram “vocês não viram nada”, ainda era um híbrido entre o mudo e o falado. Também vimos na íntegra “Ama-me esta noite” (Love me tonight / 1932)***, com a sinfonia urbana e pré-código de censura. Divisão de seminários (cada um abordando um filme importante para a história do cinema).

 

(Projeto integrador / Introdução à direção)

22/04

– As professoras conversaram com cada grupo com entrega de roteiro e sobre visão do diretor.

– Aula sobre a importância do conceito num projeto. Exemplos com os argumentos escolhidos pela sala.

 

29/04

– Atendimento aos grupos, pedido a escolha de locação. À tarde, oficina de Final Cut.

– Sobre decupagem. Exemplos de planos, angulação, movimentos de câmera: travelling, exemplos de planos, raccord (campo / contracampo), “establishing shot”, eixo do olhar, “falsear”, câmera objetiva/subjetiva.

 

(Tecnologia do audiovisual / Fundamentos da imagem)

23/04

– Um pouco sobre a evolução da câmera móvel, “câmera na mão”, cinema verité e underground. Maquinarias: Dolly; Steadycam (mudando o centro da gravidade).

– Entrega de artigo relacionando textos de André Bazin e Ismail Xavier sobre naturalismo e realismo.

 

30/04

(2 aulas de Tecnologia do audiovisual)

– Continuando sobre maquinarias, grua – vimos um bom exemplo de “Poder sem limites”. Exemplos de found footage. Novos tipos de steadicam. Movi, bullet time e a “escultura” do movimento no tempo/espaço. Clipes com experimentação de linguagem. Time lapse. GoPro e a miniaturização. Sobre a vídeo-arte, transmissão em película, décadas de 60 e 70, MTV nos anos 80, vimos o clipe da banda The buggles, “Video killed the radio stars”. Sobre efeitos, Black/Blue/Green screen, Chroma key.

 

(Narrativa e argumento)

24/04

Em roda, ouvimos mais alguns argumentos propostos pela turma (argumentos a serem entregues até o final do semestre para desenvolvimento em roteiro no segundo semestre).

 

01/05

(feriado, Dia do Trabalho!)

 

(Cultura e teoria da comunicação)

25/04

Seminário sobre texto de Adorno. A indústria cultural é diferente da de massas, trecho de “Fitzcarraldo” e sobre a ópera, arte apropriada, Bansky e a arte de rua/Simpsons, cultura como mercadoria.

 

02/05

(emenda de feriado)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s