Sniper Americano

American Sniper / 2014 ***
2014-americansniper
Historinha: um atirador que vem e vai com a Guerra no Oriente Médio.

:D – funciona mesmo a intensidade da pressão psicológica que vai crescendo, a influência da guerra sobre aqueles que mesmo depois de voltar pra casa não conseguem esquecê-la (até a cena em que ele está com o olhar parado para ser revelado que a televisão estava desligada, diferente de antes, quando as imagens realmente passavam).

–  o trabalho de composição de personagem de Bradley Cooper. Ele realmente trabalhou – o corpo, a fala, e até consegue convencer que leva a inquietude de ser “a lenda”.

– os movimentos de câmera, posicionadas com exatidão, para o nosso olhar acompanhar o alvo e a reação do sniper, ou o que acontece ou não numa morte por terrorista, num tiroteio à noite ou em fuga sob névoa de areia. Direção esmerada.

– o contraponto da vida “de volta” também crível, como entendemos ele não estar à vontade, o desespero de uma mãe ouvindo tiros ao telefone, mostrarem os que voltaram da guerra sem membros no hospital.

– o coadjuvante cuja morte realmente é sentida, e a cena do funeral que deveria ser uma honra não soa tão bem ao vermos a esposa se “arrepiar”.

– a cena com ritmo mais lento causando estranhamento e o primeiro plano da mulher fechando a porta – o espectador já sente que é o final. E depois, aparecer as imagens reais de como a história daquele homem tocou o país. Polêmica com Clint Eastwood, dúbio? Eu diria que a experiência de vida só o deixou melhor.

 

Sniper Americano foi indicado ao Oscar por melhor edição e mixagem de som, montagem, roteiro adaptado, melhor ator e filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s