Uma cena: As vantagens de ser invisível

(The perks of being a wallflower / 2012) ***

Pra dizer a verdade, eu não quero ver as animações da Disney em live action. Desculpa aí. Eu tive minha infância e adoro os desenhos, toda a mágica, o deslumbramento, exatamente porque são desenhos… enfim. Stephen Chbosky é praticamente um estreante na direção, mas vai ter Kevin Kline, Emma Thompson, Stanley Tucci, Ian McKellen e Ewan McGregor – eu vou acabar vendo A Bela e a Fera. Ah, claro, e a principal personagem é Emma Watson. Que a gente simplesmente se acostumou a gostar, por causa do Harry Potter, imagino.

Bem, nesse filme sobre a juventude, ela é uma graça, adorável como sempre, e motivo de amor platônico do tímido Charlie. Ele é um garoto sem amigos, que de repente tem a companhia de alguns veteranos da escola e tudo fica mais divertido. Essa é a parte que eu gosto mais do filme, além de ser bem honesto com a questão homossexual – o personagem de Patrick é altivo, mas denso, e compreensível. Depois descobrimos um outro trauma de Charlie, mas o filme nunca é piegas e chatonildo; é legal vê-lo saber a resposta de literatura, mas ter vergonha de levantar o braço (vc nunca? eu, várias), vê-lo ficar tonto com o muffin, dançar como uma garota do Horror Picture Show, se irritar com uma namorada postiça, defender Patrick apesar do clima ruim, se vestir de escritor beatnik e ganhar uma máquina de escrever…

Uma cena? A que vai ficar na minha cabeça pra sempre, claro, é a do túnel, ao som de “Heroes” do Bowie (aliás, eles contam com uma trilha bem boa, e essa foi praticamente a única que reconheci). Que sensação deliciosa de, por um instante, nós nos sentirmos como se o mundo todo fosse nosso pra abraçar. And “nothing will keep us together”… And “we can be us just for one day”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s