Uma cena: As vantagens de ser invisível

(The perks of being a wallflower / 2012) ***

Pra dizer a verdade, eu não quero ver as animações da Disney em live action. Desculpa aí. Eu tive minha infância e adoro os desenhos, toda a mágica, o deslumbramento, exatamente porque são desenhos… enfim. Stephen Chbosky é praticamente um estreante na direção, mas vai ter Kevin Kline, Emma Thompson, Stanley Tucci, Ian McKellen e Ewan McGregor – eu vou acabar vendo A Bela e a Fera. Ah, claro, e a principal personagem é Emma Watson. Que a gente simplesmente se acostumou a gostar, por causa do Harry Potter, imagino.

Bem, nesse filme sobre a juventude, ela é uma graça, adorável como sempre, e motivo de amor platônico do tímido Charlie. Ele é um garoto sem amigos, que de repente tem a companhia de alguns veteranos da escola e tudo fica mais divertido. Essa é a parte que eu gosto mais do filme, além de ser bem honesto com a questão homossexual – o personagem de Patrick é altivo, mas denso, e compreensível. Depois descobrimos um outro trauma de Charlie, mas o filme nunca é piegas e chatonildo; é legal vê-lo saber a resposta de literatura, mas ter vergonha de levantar o braço (vc nunca? eu, várias), vê-lo ficar tonto com o muffin, dançar como uma garota do Horror Picture Show, se irritar com uma namorada postiça, defender Patrick apesar do clima ruim, se vestir de escritor beatnik e ganhar uma máquina de escrever…

Uma cena? A que vai ficar na minha cabeça pra sempre, claro, é a do túnel, ao som de “Heroes” do Bowie (aliás, eles contam com uma trilha bem boa, e essa foi praticamente a única que reconheci). Que sensação deliciosa de, por um instante, nós nos sentirmos como se o mundo todo fosse nosso pra abraçar. And “nothing will keep us together”… And “we can be us just for one day”.

Deixe um comentário

