Uma cena: Entre dois amores

(Out of Africa / 1985) ***

Pelo jeito essa tal de Karen Blixen, autora do livro que serviu de base para este filme, foi uma dessas moçoilas bem atrevidas, independentes, à frente de seu tempo (ou, pelo menos, desejou ser). Gosto desse tipo de personagem, porque sempre me identifico um pouquinho, ainda mais com essa vontade enorme de viver uma grande aventura, viajar intrepidamente pelo mundo…

Então a Meryl Streep faz essa baronesa que dispõe do seu dinheiro para sair da Dinamarca e morar na África, tenta ajudar habitantes de tribos locais, se num momento tem que ser salva de uma leoa, no outro está com o chicote na mão espantando o animal que comia seu gado – e o olhar de medo era real, porque a equipe foi mesmo lá pra África filmar -, consegue ter um cabelo indomável como a personalidade de Karen e ainda fazer sotaque (traço típico das encarnações de Meryl). Acho o título em português um tanto quanto infeliz, porque pra mim o filme é muito mais do que uma mulher “entre dois amores”. Na verdade, o marido oficial é tão claramente adúltero, e ela é quem decide ficar na fazenda, enquanto o tal Denys se mostra tão atraente, que não há dúvidas quem é o amor dela mesmo. E não só isso, estamos falando é da força dessa mulher, da garra e coragem – não à toa, faz todo o sentido ela poder beber um drinque naquele bar ao final, pois por tudo o que enfrentara, mereceu o reconhecimento de qualquer homem ali.

Gosto muito de todo o desenho de produção, seja em grandes tomadas (como na chegada de Karen à África), seja em cenas menores, mas não menos bonitas (como o jantar com Denys no acampamento). E as cenas da África são as mais belas, aquele voo de aeroplano, o povo e os animais, inclusive os dois leões sentando naquele lugar significativo da colina.

E como eu ando mais sensível ultimamente, a cena em que Denys lava os cabelos de Karen, recitando um poema, traz uma doçura e aconchego como poucas. Afinal, mesmo as mulheres mais destemidas precisam de vez em quando de um cuidado e de se sentirem amadas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s