Uma cena: Comer, rezar, amar

Será que este ano eu consigo ver um filme por dia e limpar minha lista do Netflix? Até parece, se vejo os que estão fora da lista, a lista é só pra lembrar daqueles que eu esqueceria que poderia ver?

Lembro que uma amiga querida tinha me dado esse livro da Elizabeth Gilbert e eu até gostei bastante da leitura, da sua jornada para se refazer na vida. Depois de lido, eu não quis ver o filme, porque não queria me decepcionar.

E mesmo hoje, anos depois, não teve o mesmo gostinho, aquela vontade de fazer o mesmo que Liz e visitar aqueles países… talvez por uma certa falta de ritmo, apesar de ter uma bela fotografia, há passagens que deixam um pouco a desejar, não movendo muito a trama. Na verdade, é tudo bonito até demais – o encontro com David precisava ser tão iluminado? O paralelismo entre futebol e calça jeans pareceu um esforço desnecessário…

Se Javier Bardem foi criticado por não fazer jus a um bom brasileiro, o personagem de Richard Jenkins pelo menos é um contraponto a todos os personagens tão legais. Gosto também do elenco em Bali, aquele xamã é realmente simpático.

Uma cena? Bem, talvez, não a cena em si, mas algo que é muito bonito na jornada de Liz. Às vezes a gente tem que aprender a deixar certas pessoas irem da nossa vida. Vamos sentir saudades, então podemos desejar que essa pessoa encontre luz e felicidade, e a esquecemos depois.
     Quando eu li o livro, fui prendida exatamente nas partes de recuperação, de se reerguer após um final difícil de relacionamento, que eu mesma vivi (e quem não já sofreu por amor?). E vieram lágrimas aos olhos, porque é exatamente isso, desejar a felicidade pro outro e se libertar.

*nota: mas um gelatto pode realmente dar um leve conforto, algo tão inocente que até as freiras podem apreciar.

Deixe um comentário

