Uma cena: Labirinto – a magia do tempo

(Labyrinth / 1986) ***

Foi muito estranho eu ter visto Labirinto esses dias, um filme há tempos na minha lista para rever, e daí hoje veio a notícia de que o Bowie partiu da Terra (sim, porque com Bowie não podemos falar simplesmente de morte, é algo mais transcendental).

Este foi um daqueles filmes que os primos alugavam quando eu era criança, por alguma razão macabra a gente gostava? Porque é bem bizarro pras crianças gostarem, Sarah vive sendo enganada, tem criaturas gosmentas perto de um bebê, outros bichos coloridos que querem arrancar sua cabeça, um fosso que peida, ela consegue se livrar do irmãozinho e dança com o Rei dos Goblins?! Anos 80 eram meio zuados, just sayin’.

De qualquer forma, o filme é divertido exatamente porque nunca sabemos o que esperar em seguida. Com referências a clássicos infantis (Alice sempre vem à mente), o mundo de fantasia permite absurdos loucos e Jim Henson sabe como brincar com bonecos – e fazer a gente querer brincar com eles também.

Jennifer Connely está uma doçura e David Bowie teve direito a coreógrafo de bolas de cristal e número musical, claro que também um figurino brilhante e cabelo extravagante.

Uma cena? Não bastasse todo o labirinto físico atravessado, Sarah enfrenta escadas cubistas atrás do bebê e pula pra mergulhar com tudo flutuando surrealisticamente, com direito ao Bowie cantando. Direção de Arte é o que manda neste filme, do início ao fim, mas essa é uma cena também muito eficaz, dá agonia e é louca.

p.s. apesar de não conhecer muito David Bowie, agradecemos por entreter tanto os meros terráqueos, ensinando desde sempre que a imaginação pode ser uma das melhores coisas da realidade. E Labirinto também se trata disso ;)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s