Oscar 2016 e uma certa falta de ânimo

Ufa! É fevereiro. Depois de um janeiro de treinamento espiritual mais intenso do que nos anos anteriores, esta deveria ser a época em que nós entramos na nossa brincadeira anual de ver filmes indicados ao Oscar, nem que isso signifique ficar o dia inteiro de folga no cinema.

Mas… digamos que abate sobre mim uma certa falta de ânimo. Pois sim, 33 anos e me sinto como no final de uma era. O Leonardo DiCaprio vai ganhar o tão desejado Oscar dele este ano (assim como o Stallone, claro). E outro dia meu irmão veio me dizer que a boyband que eu adorava quando era adolescente no Japão realmente vai ser desfeita por causa da empresa que detém o nome da banda, SMAP. Eu realmente decidi parar o tão desejado curso de Audiovisual, simplesmente porque há coisas que são inconciliáveis, e chego num momento da vida em que isso já não parece tão importante. Quem diria que eu viveria para ver tudo isso! Até um longa de animação brasileira ser indicado ao Oscar! Pois é, eu já posso morrer agora.

E – lá vamos nós para o momento desabafo – digamos que eu tenha me sentido morrer de certa forma mesmo, este ano. E olha que estamos só no início do ano! Quase abandonei o blog de vez, porque, bem, que sentido continuar a escrever? Eu mesma não sei. Sinto uma grande falta de ânimo, anima. Assim que nem vou me esforçar tanto para ver os filmes este ano, acho que só os indicados a melhor filme mesmo. Na verdade, já comecei, mas se eu disser pra vocês que todos não me instigam e o que mais mexeu comigo até agora foi Perdido em Marte, acho que vão entender o tamanho do meu desânimo.

Se der, vou ver os de melhor animação – quem sabe eu ganhe um pouco de anima, então? Não acredito que nosso O menino e o mundo tenha alguma chance, como competir com InsideOut? Mas me sinto orgulhosa por essas pessoas do meu país, porque eles sim tiveram a coragem e a força de enfrentar todas as adversidades e chegaram até aí.

Eu? Sou só mais um daqueles que queriam fazer animação, queriam escrever aquele roteiro, queriam inspirar o mundo com belas imagens e histórias, queriam cantar, queriam casar com o Leo DiCaprio… e ficou tudo só no querer. O que vai ser daqui pra frente?

Acho que realmente estou num divisor de águas. Não sei que vida é essa que virá. Um oráculo me diz que a pessoa que eu achava ser minha alma gêmea não o é, que vamos acabar nos separando mais cedo ou mais tarde. E se o oráculo de Neo lhe disse o que ele precisava ouvir naquele momento, eu ainda não descobri por que exatamente meu oráculo disse isso. É outra certeza que morreu um pouco dentro de mim, e pra mim a estrada que está à frente é completamente invisível.

Não digo que tive uma vida ruim, pelo contrário. Pude ter experiências, aprender muita coisa, ver lugares diferentes, conhecer muitas pessoas. Mas achava que agora entraria numa nova fase, de casamento e filhos, uma nova aventura, em outro sentido. E não é isso que vai acontecer. E eu não sei o que vai acontecer.

Não há nada que eu apaixonadamente queira, que se eu não fizer na minha vida, será uma “vida perdida, uma lástima”. Nem o curso de cinema, já não importa mais terminá-lo, porque não é mais uma conquista tão essencial a mim, seria mais um sacrifício inútil e cansativo. Não se ter nada a almejar também é muito difícil.

Por mais que eu diga, “vou estudar japonês, vou me esforçar para ser uma guia espiritual”, é diferente. É como o Leo gostar do meio ambiente, algo muito bom, mas um algo mais além do seu destino, da sua jornada de vida. Confesso que às vezes me dá vontade de só ter um emprego qualquer, pra juntar um dinheiro e comprar uma casinha. Porque eu não sinto que era esse o destino que era pra eu ter tido. Porque me sinto cansada já. É doloroso ter que jogar toda a vida fora. Fica no passado, mas foram tantos sonhos da juventude, tantos ideais tão queridos, e… acabou.

Acabou, Leo. Como vai ser a sua vida depois do Oscar?

Deixe um comentário

