Aconteceu naquela noite

(It happened one night / 1934) ****
1934-ithappenedonenight
Existem alguns filmes que viram referência. Eu sou bem conhecedora das comédias românticas (sim, esse gênero desprezado pela maioria dos cinéfilos), e vejo que este filme serviu de inspiração pra praticamente tudo que a gente já viu por aí nos últimos anos. Desde a situação de duas pessoas muito diferentes terem que conviver, de uma viagem forçosa que aproxima duas pessoas, de pessoas de diferentes classes sociais, de pessoas que não se entendem muito bem a princípio, até cenas específicas de confusão, de um ato de gentileza, de um momento musical, de fingir que se é um casal, de segredos revelados, de perder tudo e ter que se virar, de desencontros, de fuga de noiva, daquele famoso clímax em que algo dá errado e separa os dois, apenas para se resolver tudo no final.

Sim, amigos, Aconteceu naquela noite é a rainha das comédias românticas. E sabe o que é pior? Foi há tanto tempo, e já vimos tanta coisa parecida, mas é divertido à beça acompanhar o filme mesmo hoje.

Historinha: uma moça rica quer se encontrar com um noivo que o pai discorda e é ajudada por um jornalista.

:D – a carinha da Claudette Colbert finalmente comendo a cenoura no carro…

– quando a moçoila pula do navio, o que ela gasta e perde a mala sem nem perceber, ela indo pra fila do chuveiro, aprendendo a molhar rosquinhas no café; apesar do orgulho, correndo de noiva; e, claro, ensinando Peter a pedir carona.

– quando o mocinho vai ajudar com um cara inoportuno, quando ele tem seu dinheiro dado para o garotinho no ônibus, como ele dá a volta nos policiais e se finge de mafioso, quando ele sai correndo para escrever a matéria do ano, quando ele canta ópera, quer só aquele exato montante de dólares; e, claro, as muralhas de Jericó!

– adoro que aqui já a mulher está de igual para igual com o homem, seja na resposta engraçada ou se dando melhor até para alguma solução.

– pra que enrolar o espectador? Mise-en-scène clara, arte adequada, montagem simples, atores em boa forma, o roteiro te entrega o que se propõe. Tudo certinho, filme feliz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s