Meu bolo de aniversário

Talvez este post sinalize uma possível mudança nos posts da categoria :D e as comidinhas, mas antes de mais nada, é um agradecimento a todos que me cumprimentaram por mais uma primavera – e se não tem notícias minhas por algum tempo, é só ler o blog!

Eu não quis sair pra comemorar nem nada este ano, só fazer algo com a família mesmo. Meu dia começou bem vendo Hubble 3D (2010)*** e comendo ovos com bacon, e também fui ao cinema mais tarde com o namorado pra ver Pets: a vida secreta dos bichos (2016)**. Um dia para eu fazer o que gosto tem que incluir cinema, né?

Mas este ano eu decidi que eu ia fazer o meu próprio bolo!

Isso porque eu não queria um bolo qualquer, eu queria um bolo que é mais saudável para diabéticos. A diabetes é um “carma” que venho tentando enfrentar há algum tempo (e escreverei posts mais detalhados sobre isso em breve), por que não começar meu novo ano de vida com um novo desafio?

*** Bolo de aniversário contra a diabetes ***

4 ovos, dos quais separamos a clara da gema e batemos em neve.
20160825-bolo-clarasneve
As gemas nós juntamos com 1/2 xícara de açúcar e 2 colheres (sopa) de óleo e misturamos uma vez. Na receita que vi pela internet, o açúcar era o mascavo. Mas um açúcar com índice glicêmico bem menor é o açúcar de coco e foi o que usamos. O óleo não é um óleo qualquer também, é o óleo de coco, que esquentamos um pouquinho no microondas para amolecer.
20160825-bolo-farinhaoleococo
Depois de misturar, acrescentamos 1 xícara de leite de coco (melhor do que o leite comum) e 1 xícara (chá) de farinha de coco. Após misturar mais uma vez, finalmente adicionamos as claras em neve com 1 colher (chá) de fermento em pó. E colocamos tudo numa forma untada.
20160825-bolo-assado
Recentemente, minha mãe vem tentando um novo programa alimentar e eu decidi incorporar alguns desses elementos no meu bolo. Um dos pontos principais desse programa é eliminar o trigo e seus derivados, então fizemos o bolo com farinha de coco. Outro ingrediente essencial é o óleo de coco, que tem muitas propriedades boas. E descobri que uma fruta que eu amo é também indicada aos diabéticos – o morango.

Depois de assado, minha mãe decidiu que faria mais uma receita pra ficar um bolo alto (pra satisfazer todo mundo…) então essa primeira receita foi usada como base e em cima coloquei os recheios. Creme de avelã (sem adição de açúcar, claro) e morangos!
20160825-bolo-avela

20160825-bolo-recheiodemorango
Daí minha mãe também quis fazer chantilly (com um pote de nata que tínhamos) pra decorarmos. E ela fez uns “brigadeiros” (que são feitos só de castanhas e ameixa amassada, passados no cacau em pó puro). Tudo bem, teve algumas coisas aí que não são beeem contra a diabetes, mas olha, o bolo ficou mais saudável e tava muito bom!

Esse foi um dia que teve Leo DiCaprio, teve risadas com bichinhos fofinhos e fiz algo inusitado. E eu fiquei feliz. Voilà!
20160825-bolo-chantillypronto
Desejo a todos um dia feliz também!

Deixe um comentário

