Desafio Dr Rocha I – comparando almoços

Sou cobaia assumida e aqui compartilho meus testes com vocês.

Um diabético comum mantém o controle do açúcar no sangue através de um aparelho que mede a glicemia. Eu media de vez em quando com o aparelho da minha mãe, mas no último mês de agosto resolvi finalmente comprar um pra mim. Outro dia eu ouvi uma outra polêmica, sobre como os aparelhos erram, parece que apareceu na TV que a mesma moça mediu em vários e todos deram resultados diferentes. Pela minha experiência pessoal, digo que pode ter alguma variação, mas bem pequena. Eu medi, por exemplo, com o da minha mãe e tinha dado 167; depois com o meu, 170. Não sei a opinião de vocês sobre o assunto, mas milhares de diabéticos dependem desses aparelhinhos para regular com insulina, então vamos ficar de olho.

Bem, minha ideia foi de medir a glicemia antes e depois do almoço, em diferentes dias, com almoços diferentes.

Vocês já sabem que o primeiro ponto apontado pelo Dr. Rocha é cortar os carboidratos. Se for arroz, no início, ele pede para ser 3 colheres de sopa no máximo, e vai representar apenas 1/3 do seu prato. O que vale também para os tubérculos (batata, cenoura, mandioca…) e até o feijão. O resto do prato vai ser preenchido pelo que ele chama de alimentos amigos e melhores amigos: hortaliças, carnes, peixes, entre outros.

Vamos às comparações:

1 – Um dia em que comprei uma dessas marmitex, com bastante arroz e feijão (se fôssemos contar, umas 10 colheres de sopa?), purê de batata (3 colheres de sopa), peixe frito e uma porção pequena de alface com tomate e cebola. Glicemia antes: 153. Glicemia medida 1 hora e 30 min depois: 316! Ou seja, a diferença = 163.

2 – Aqui em São Paulo existe uma cadeia de fast food popular importada do Japão, o Sukiya. São pratos bem simples, é uma tigela de arroz com carne temperada por cima. Há opções de acrescentarmos alguns ingredientes (queijo, molho de tomate) ou em vez de carne ser frango, frango frito. É barato e gostoso, gohan! Eu adoro gohan (o arroz grudadinho japonês). Eu comprei um pequeno (deve vir o quê, umas 8 colheres de arroz), com carne acebolada (4 colheres), creme de queijo e milho, cogumelo shitake. Glicemia antes: 195. Glicemia depois: 385. Diferença = 190!

3 – E se eu for num desses restaurantes por kg, tentando seguir a indicação do Dr Rocha sobre 1/3 do prato? Pois muito bem. Era dia de bife à parmegiana, algo que adoro…
20160901-parmegiana
Tudo bem que tem ali a farinha do bife, que já não deveria existir no meu prato. O arroz é integral. Mas vamos ver as medidas? Glicemia antes: 127. Glicemia depois: 235. Diferença = 108.

4 – E agora, o último teste que fiz: almoço com quinua substituindo o arroz. Porque o Dr Rocha incentiva isso, já que a quinua tem muitas características nutritivas boas e traz saciedade. Realmente é verdade, eu não preciso comer um monte de quinua pra ficar bem por pelo menos 4 horas, mas se fosse porção de arroz comum, logo dá fome de novo. Aproveitei que minha mãe está empolgada com a dieta e fazendo quinua para trazer de casa o meu almoço – sim, porque não é qualquer restaurante por aí que vai te dar essa opção. Mas vamos aos números? Um dia em que comi quinua com brócolis, carne moída e jalapeño; glicemia antes: 121. Glicemia depois: 169. Diferença = 48. Não satisfeita com esse resultado, decidi medir outro dia. Quinua (umas 4 colheres de sopa), carne moída com uma mistura de pimentão, repolho, cenoura, couve.
20160906-bentoquinua1
Glicemia antes: 188. Glicemia depois: 223. Diferença: 35!

Pessoal, eu definitivamente quero adotar esse almoço pra mim! Não tem nem comparação… Tudo bem que o prato não é tão vistoso quanto à parmegiana lá em cima, e temos o trabalho de ter que cozinhar (mas quinua não é tão complicado assim, vai…). Porém, é muito mais saudável pra mim, economizo, e ainda posso usar estas coisas bonitinhas:
20160906-bento

Deixe um comentário

