89th Oscar

(post atualizado em 01/03, em laranja)

Antes mesmo de ver qualquer filme indicado ao Oscar deste ano, eu imaginei que La la land abocanharia diversos prêmios. Não tanto por motivos técnicos – acho o roteiro bem batido, pra dizer a verdade; mais porque parece resgatar uma Hollywood de sonhos, um sentimento de mais esperança e entusiasmo; apesar da melancolia, como é gostoso a gente ver um casal romântico deslizar, flutuar, dançar nas estrelas…

Eu sou dessas românticas, e acho que se estivesse na Academia eu cederia e daria meu voto de melhor filme pra ele sim. Vamos ver qual será o veredito dos votantes reais nesta noite. Muitos dos motivos de votar em um e outro estão descritos no post anterior aqui, mas claro que, se até a Glória Pires pode comentar o Oscar, eu tenho direito a não ter o que comentar em certas categorias (e só às vezes eu sou boa de chute). Seguem os meus votos em negrito.

*Melhor filme (longa)

Arrival (A chegada)

Fences (Um limite entre nós)

Hacksaw Ridge (Até o último homem)

Hell or High Water (A qualquer custo)

Hidden Figures (Estrelas além do tempo)

La la land (La la land: cantando estações)

Lion (Lion:uma jornada para casa)

Manchester by the sea (Manchester à beira mar)

Moonlight (Moonlight: sob a luz do luar) – xenti, xenti, xenti. Que choque, que loucura, um prêmio que ninguém vai esquecer. E não dá vontade de teoria da conspiração? Achar que fizeram de propósito só pra ninguém esquecer mesmo na história essa vitória? Aliás, primeiro filme a ganhar com tema LGBT (alma lavada por Brokeback Mountain) e é o retrato da minoria das minorias (pobre, negro, homossexual), Oscar é muito mais do que apenas a qualidade do filme em si, só pra lembrar. Embora o filme seja bom também e a gente fica feliz, só fica meio triste porque nos sentimos no lugar do povo de La la land tendo que sair do palco e aguentar o Barry Jenkins clamando “que se dane os sonhos!” – bafão!

*Melhor curta (live action): Timecode – o Oscar foi para Sing, e sabe que quase foi meu voto mesmo? 

*Melhor animação (longa): Zootopia – gosto da mensagem sobre aceitar a diversidade e acredito que isso também contará para outros votantes neste ano de Trump.

*Melhor animação (curta): Piper (mesmo que se diga “por que não votar em um diferente?”, é um curta lindinho mesmo, com qualidade de animação incomparável) – embora “Blind Vaysha” tenha um mote bem interessante, eu não vi.

*Melhor documentário (longa): Life, animated – só porque gosto de animações e é um tema diferente. E o Oscar foi para O.J.:Made in America

*Melhor documentário (curta): Watani: my homeland – E o Oscar foi para The White Helmets

*Melhor filme (longa) que não é falado em inglês: Toni Erdmann – E o Oscar foi para The salesman (O apartamento). Honestamente? Achei que foi de propósito porque Asghar Farhadi não ia poder estar lá e tinha seu recado para esta nova política de imigração…

* Melhor ator: Viggo Mortensen – poderia ser o Casey Affleck? Claro que sim. E foi. Sem aplausos da Brie Larson.

* Melhor atriz: Isabelle Huppert – sim, eu vi “Elle”, e admiro a coragem e força em cena desta atriz, filme forte que quebra as “convenções” femininas. E o Oscar foi para Emma Stone – algo que não entendo muito bem, tão novinha e tá, fazer musical é difícil, mas…

*Melhor ator coadjuvante: Mahershala Ali – só pra dar um pra “Moonlight”, eu não vi o Michael Shannon.

*Melhor atriz coadjuvante: Viola Davis – obviamente! Mas compensou a previsibilidade com um bom discurso.

*Melhor direção: Kenneth Lonergan – por “Manchester by the sea”. E o Oscar foi para Damien Chazelle (o que fez todo mundo acreditar que já sabia quem ganharia melhor filme, mas…)

*Melhor roteiro original: Hell or high water. E o Oscar foi para Kenneth Lonergan por Manchester by the Sea – ah, tá valendo, né.

* Melhor roteiro adaptado: Arrival. E o Oscar foi para Moonlight (e eu: “whaaat?! wow, ok” – primeiro de uma série).

*Melhor fotografia: Arrival. E o Oscar foi para La la land.

*Melhor montagem: Hell or high water. E o Oscar foi para Até o último homem (Hacksaw Ridge) (e eu: “o quê?!”)

*Melhor desenho de produção: La la land.

*Melhor figurino: Jackie – não vi todos os candidatos. E o Oscar foi para Animais Fantásticos e onde habitam (Fantastic Beasts and where to find them).

* Melhor maquiagem: nulo (não quero dar para Esquadrão Suicida). E o Oscar foi para Esquadrão Suicida ¬.¬

*Melhor trilha sonora: La la land

*Melhor canção original: La la land, “City of stars”. (não tem jeito, a melodia gruda mesmo, apesar da letra simplória)

*Melhor mixagem de som: La la land. E o Oscar foi para Até o último homem (sério? Foi tipo só a parte do campo de batalha, né?)

*Melhores efeitos sonoros: Arrival

*Melhores efeitos visuais: Kubo and the two strings – fazer os origamis terem vida, transformar as lanternas em ancestrais… Embora eu tenha gostado muito do Baloo interagindo com Mogli; e de voltar no tempo na sequência de ação em Dr. Strange, sem falar na capa mágica, claro. E o Oscar foi para… The jungle book (Mogli: o menino lobo) – ah, eu gostei.

 

Comentando sobre a festa em geral, eu gostei que aproveitaram a música upbeat e o carisma de Justin Timberlake para começar a noite. Gostei da piada com os comentários de Trump sobre Meryl Streep. Gostei da presença brasileira – Lázaro Ramos e Seu Jorge comentando filmes; e a pira olímpica na apresentação de canção para Moana. Não achei que os doces caindo do céu foram melhores que a pizza da Ellen; gostei dos Mean Tweets e dele chamando o Trump pra briga; invejinha do Seth Rogen entrando no Delorean pra apresentar algo que nem lembro mais; e dei risada mesmo com a briguinha entre Matt Damon e Jimmy Kimmel, com Kimmel querendo expulsá-lo do palco orquestrando como quando eles cortam os agradecimentos longos! hahaha

É, a festa foi um pouco mais longa (?), mas pegou a gente de surpresa algumas vezes, com um gran finale – o que mais esperar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s