BoJack Horseman – season 03

É, já foi anunciado pela Netflix que esta série animada para adultos acaba na próxima temporada. E bora eu querer terminá-la, porque apesar de ter aqueles episódios meio amargos que podem te deixar melancólico, eu bem que gosto desses episódios meio loucos e não convencionais, que trazem algumas referências pra gente de filmes e séries e essa vida louca de Hollywood. Afinal, se não pude realizar meu sonho de ir viver isso, pelo menos posso dar umas boas risadas sarcásticas, eu acho.

Aliás, um parênteses: Netflix vai acabar falindo mesmo, né não? Já anunciaram vários cancelamentos, tem um montão de dívidas e ainda esbanjam grana por aí em produções originais que nem valem tanto a pena assim… pôxa, que negócio meteórico e mal administrado… talvez eu desista de vez do canal depois que terminar BoJack. (E sim, já comecei Fleabag, sabendo quem é a ganhadora do Emmy, mas eu ainda tava com vontade de ver Veronica Mars, que nunca vi!).

***

S03E01 – Start spreading the news

Na corrida para o Oscar, Bojack está em Nova Iorque para uma série de entrevistas, com os típicos jornalistas um atrás do outro fazendo a mesma pergunta e a relações públicas dando “dicas”. Todd é trazido sem querer (ótimo a mala passando na inspeção) e se perde nos corredores do hotel. Greg Kinnear faz a voz do “Greg KingLear” numa peça – o fio da marionete é prontamente reposto, afinal é uma aranha que comanda (Mara Wilson! Gente, ela ainda está no showbiz?!); “I do… little, Miss Sunshine”  hahaha. Princesa Carolyn perde JD Salinger e Mr. Peanut Butter transforma qualquer ideia em um show ehe. E o dilema de na verdade gostar do antigo show de TV, em vez de vender a imagem de estrela? Nem uma recaída regada a álcool numa noite com a jornalista espertinha vai ser páreo para uma massageada no ego.

S03E02 – The Bojack Horseman show

Estamos de volta em 2007, para um episódio cheio de referências para esse ano –  flip phones, a foto na parede de uma adolescente ser do Adam Brody, roteiros dos futuros indicados ao Oscar sendo descartados pelo chefe da então assistente Princess Carolyn que estava em busca de um up na carreira; até o relacionamento da Jessica Biel com Justin Timberlake (“n’sync!” hahaha); o gordinho do LOST sendo perguntado se a ilha era purgatório; Todd rasgando o final de “Sopranos”! uou!  Nesta linha do tempo, Diane trabalhava num café e conhece Mr. Peanut Butter, um produtor e Bojack criam um novo show que a princípio os caras da TV gostam muito.  E neste ep ainda tem umas tiradas legais pelos personagens serem animais: na camiseta do Mr. Peanut Butter: “pega, senta, fica”; o braço de uma anfíbia roubada cresce de volta; o cartaz do filme parece aquele filme do Tom Cruise, mas é um gato, então é “Frisky Business”; em vez de ser “Will” é aquele bichinho, “Krill & Grace”; e o presente da Princess Carolyn é mesmo uma caixa e bola de papel, claro, um presente maravilhoso para gatos hahaha!

S03E03 – Bojack kills

Enquanto BoJack participa de eventos e ações para se promover com familiares dos votantes no Oscar, é incriminado pela morte de uma baleia e acaba reencontrando um ex-colega de série, que agora é dono de um parque de diversões com baleias (alfinetada sobre tratamento dos bichos que servem somente ao entretenimento humano? Hello, Sea World? É claro que eles não iam perdoar, né.) Princess Carolyn ajuda Todd e Mr. Peanutbutter a tirarem o cheiro de gambá deles e da casa antes que Diane volte, não dá pra não rir quando ela pede encarecidamente para Peanutbutter não se sacudir com o molho de tomate, mas ele não resiste!  Ainda temos direito à citação filosófica, “demora pra gente perceber o quanto é miserável e que não precisa ser assim, só depois de desistir de tudo é que começamos a ver um caminho para a felicidade”? Putz, soco na minha cara.

S03E04 – Fish out of water

BoJack deve participar de um festival de cinema subaquático (como tiveram essa ideia, gente?), para promover Secretariat, porque Sundance não dá já que ele brigou com o Robert Redford por causa do Encantador de Cavalos (claro! Hahaha) e em Cannes tem a polêmica francesa. Acaba entrando numa aventura com um bebê cavalo marinho para devolvê-lo ao pai, num episódio diferentão em que, como estão no fundo do mar, ele tem que se virar para se comunicar – e isso tem a ver com um dos próprios temas gerais, já que ele não consegue falar com Kelsey Jannings que foi demitida de Secretariat. Divertidas as sardinhas enchendo os espaços!

S03E05 – Love and/or marriage

Todd tocando o terror que toda celebridade deve passar na première de algum grande filme, hahaha. Para celebrar que é uma estrela de cinema agora, BoJack e Todd entram de penetra num ensaio de casamento, em que palavras genéricas de um brinde levam a reflexões mais profundas, inclusive para o próprio BoJack – mais sentimentos que várias celebridades já devem ter passado? O assistente da Princess Carolyn é muito eficiente e arranja para ela três encontros, sendo que o último com um rato é improvavelmente o que mais dá certo. Mr. Peanutbutter leva Diane na terapia e ela, apesar de ser escritora, não sabe expressar seus sentimentos, até que acaba na festa de um astro de cinema que tem a típica entourage dele (Turtle!) e lhe dá drogas, ela declara seu amor para Mr. Peanutbutter e também acaba no hospital para descobrir…

S03E06 – Brrap Brrap Pew Pew

Diane e Mr. Peanutbutter concordam que ela deve fazer o aborto (balão de apoio moral com “boy” riscado de “it’s a boy!” para “it’s aborted!”), mas como Diane trabalha tuitando no lugar das celebridades, eis que ela envia um tweet no lugar da Sextina Aquafina e a questão do aborto rouba os holofotes, principalmente quando ela viraliza, lança um daqueles clipes pops polêmicos, sem vergonha e com violência, depois decide transmitir à la Argo o aborto – sem estar grávida… E na corrida para o Oscar, BoJack é o quinto indicado de outras premiações menores, perdendo para Jurj Clooners que sempre faz pegadinhas (!) e tem até o Festival do Leonard Maltin onde quem ganha é o Bread Poot – nem aqui Lernernerner DiCarpricorn ganha! Huahahaha Ana ganha novo vigor quando BoJack a demite, e decide dar total atenção a ele… E no final Princess Carolyn e Diane já sabem todas as providências que precisam tomar quando Aquafina anuncia que está grávida de verdade, genial. E só pra lembrar um comentário de apoio do Peanutbutter: “talvez não seja a melhor ideia, se fosse um dos irmãos Dillon, digamos que seria o Kevin e não o Matt”.

S03E07 – Stop the presses

Todd tem uma cabeça gigante de papel machê (what?!); a amiga de Todd está na casa e BoJack se sente desconfortável porque o amigo não sabe que passaram a noite juntos; mas a própria termina numa conversa “simulada” do novo serviço de carro. BoJack também tem uma relação secreta com Ana Spanikopita e a bam-bam-bam de um jornal o ouve para dar conselhos até ele renovar a assinatura do seu jornal. Ótima a reunião para decidir um pôster com as consequências da opção do BoJack num outdoor, hahaha; eE a Margo Martindale estava todo esse tempo morando no barco do BoJack!

S03E08 – Old acquaintance

Rutabaga passou por terapia de casal e junto com Vanessa Gekko tentam dar o mesmo papel para uma zebra que a Princess Carolyn quer que fique com BoJack; as duas procuram a assistente de “David Pincher” (ehe!) para conseguir o que querem. Diane visita o irmão do Mr. Peanutbutter numa cidade de labradores felizes, até que descobrem que ele não está tão bem assim na real. BoJack acaba fazendo um antigo colega que atualmente trabalha numa loja de ferramentas de que ele apoiaria um novo projeto para TV; além de querer aceitar o papel oferecido por Kelsey Jannings que também não dá certo e a empresa de Carolyn está passando por uma crise financeira… e é ano novo. Mas o azar de uns, é o final feliz de muitos coelhinhos do outro.

S03E09 – Best thing that ever happened

Princess Carolyn relembra sua relação com BoJack, desde que acabaram na cama em 2007; e passam um jantar caótico no restaurante do cavalo-ator, com o chefe se demitindo e junto indo embora quase todos os funcionários, e uma crítica gastronômica; Carolyn acaba voltando e ajudando no Elefante a cozinhar um prato para a crítica, e apesar de relembrarem sua amizade, ela é demitida mesmo.

S03E10 – It’s you

Mr. Peanutbutter anuncia os indicados ao Oscar e BoJack está na lista, sem acreditar muito que seja algo realmente bom (e Diane acerta em cheio!), dá uma super festa em sua casa; mas briga com Diane, e Ana deixa BoJack só porque agora é que começa a luta de verdade… Acompanhamos um flashback do que realmente aconteceu, com Todd e Mr. Peanutbutter criando a lista de indicados (oh man!) porque perderam o super precioso envelope, enquanto também tem a história do irmão doente. Ou seja, ele não foi realmente indicado; e todos parecem ter que seguir em frente na vida, Carolyn é aconselhada pelo super eficiente assistente a viver um pouco mais da vida que ela realmente queria, Diane lembra sobre como é ser engajada em alguma causa e não pensar somente em si, Todd também acaba discutindo com BoJack e escancarando a verdade: não são as drogas, nem a bebida, nem os pais e a infância ruim… é simplesmente ele.

S03E11 – That’s too much, man!

Finalmente Sarah Lyn tem um bom motivo para deixar a abstinência – e quanta droga em todo canto da casa! Ela e BoJack começam a sair por aí, e ele tem lembranças em “flashes” do que está acontecendo (em meses!): reveem episódios do antigo show na TV, participam de uma reunião dos AA, quebram a casinha de brinquedo de uma criança, invadem a casa e fingem ser Diane e Mr. Peanutbutter, BoJack também busca redenção com Ana, mas volta três vezes e não consegue se lembrar da história que ela contou – do treinamento para salva-vidas, algumas pessoas não dá para salvar porque elas vão se debater e levar você junto pro fundo… ao que BoJack responde: o que isso tem a ver comigo? Ai, ai, ai! Ele também grita no lado de fora do apartamento da Princess Carolyn, e vão até Ohio para se redimir com a filha do antigo amor, Penny; mais blackouts e referência clara a “Memento” (2000)***, yey. Sarah Lynn encontra a heroína com o nome do BoJack, comentando que isso é mais legal que um Oscar, tem uma viagem que só uma convidada especial salvaria seu show; ele percebe que os dois não querem nada um do outro e por isso podem se entender, quando ligam a TV está passando a festa e Sarah ganha um Oscar, sem estar lá! BoJack a leva ao planetário.

S03E12 – That went well

Lembra que no começo da série revisitamos o ano de 2007? Parece que muitas coisas marcantes aconteceram mesmo para BoJack, inclusive neste ele relembra uma visita ao camarim da já famosa Sarah Lynn para entregar um roteiro – e ela ficar desapontada porque não era por amizade.  Voltando ao ano atual, o noticiário anuncia sua morte aos 31 anos. Margo colide com o navio com o carregamento importante de macarrão para Sandro (que trabalhava no restaurante do BoJack!), o noticiário mostra uma especialista explicando o que poderia salvar o dia, mas Mr. Peanutbutter, que desde o início da série tinha guardado um estoque de escorredores de macarrão sem sabermos pra quê, decide desligar o celular para uma sessão de cinema (hahaha! Eu também faço isso, não devia mais?). Eles acabam salvando o dia e Mr. Peanutbutter recebe muitas ofertas, Princess Carolyn não consegue realmente desligar, até que percebe que sua vocação é ser empresária e não agente (Ralph: “parece a mesma coisa”)! Diane se encontra com um contato indicado por Princess Carolyn para escrever para seu blog. Mr. Peanutbutter e Todd vendem a empresa Cabracadabra (segundo a blogueira feminista, “Hooters on wheels”!), mas Todd perde todo seu dinheiro tomando sorvete com Emily e ponderando que ele não é gay, mas talvez não seja nada, e ela diz que tudo bem. BoJack está super deprê por achar que só causa o mal, acaba deixando o set de filmagem do novo programa com aquele antigo colega… parte na estrada sem destino e observa cavalos correndo livres contra o vento.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s